Como alterar a morada no título de propriedade automóvel pela internet

Automóvel online

Se tem necessidade de alterar a morada no título de propriedade automóvel  e ainda tem o título de registo de propriedade e o livrete do automóvel irá descobrir que os dois documentos irão ser fundidos num só. Na realidade qualquer alteração a um destes dois documentos será pretexto suficiente para a emissão do documento único automóvel (também chamado certificado de matrícula) que os substituirá.

 

Como alterar a morada do título de propriedade automóvel?

Mas como pedir a mudança de morada (residência ou sede da empresa no caso de um veículo detido por uma empresa)? Uma das hipótese para alterar a morada no título de propriedade automóvel é o tradicional recurso às visitas aos balcões regionais do Instituto Nacional de Registos e Notariado incluindo as várias lojas do cidadão existentes. Outra mais expedita mas que pressupõem algumas condições de partida é o recurso ao sítio Automóvel Online.

Se tem o Cartão do Cidadão, o PIN de autenticação, um leitor para o cartão e já instalou o software adequado ao seu sistema operativo (pode pesquisar nesta página e descarregar a versão correta do software do cartão do cidadão) tudo se simplifica. Bastará escolher a opção que se ajusta à alteração ao registo de propriedade que quer fazer e preencher os formulários que lhe serão apresentados no computador. Terminado esse processo restar-lhe-á pagar os emolumentos utilizando o código de multibanco que lhe é indicado e está feito. Poderá utilizar um serviço de homebanking (banca direta via computador) para pagar e dar sequência ao processo. Ao fim de alguns dias o novo documento ser-lhe-á entregue na morada de residência que indicou no sistema.

Mas tome nota, não se esqueça de garantir que cumpriu todos os passos. Por exemplo, ter o cartão do cidadão,  o respetivo PIN e o leitor pode não ser suficiente. Sem o software adequando instalado pode não conseguir concluir o processo online.

É provável que em breve o serviço Chave Móvel Digital esteja também disponível.

Tagged under:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.