Como alterar a morada no título de propriedade automóvel pela internet

Automóvel online

Se tem necessidade de alterar a morada no título de propriedade automóvel  e ainda tem o título de registo de propriedade e o livrete do automóvel irá descobrir que os dois documentos irão ser fundidos num só.

Na realidade, qualquer alteração a um destes dois documentos será pretexto suficiente para a emissão do documento único automóvel (também chamado certificado de matrícula) que os substituirá.

 

Como alterar a morada do título de propriedade automóvel?

Mas como pedir a mudança de morada (residência ou sede da empresa no caso de um veículo detido por uma empresa)? Uma das hipótese para alterar a morada no título de propriedade automóvel é o tradicional recurso às visitas aos balcões regionais do Instituto Nacional de Registos e Notariado incluindo as várias lojas do cidadão existentes. Outra mais expedita mas que pressupõem algumas condições de partida é o recurso ao sítio Automóvel Online.

Se tem o Cartão do Cidadão, o PIN de autenticação, um leitor para o cartão e já instalou o software adequado ao seu sistema operativo (pode pesquisar nesta página e descarregar a versão correta do software do cartão do cidadão) tudo se simplifica. Bastará escolher a opção que se ajusta à alteração ao registo de propriedade que quer fazer e preencher os formulários que lhe serão apresentados no computador. Terminado esse processo restar-lhe-á pagar os emolumentos utilizando o código de multibanco que lhe é indicado e está feito. Poderá utilizar um serviço de homebanking (banca direta via computador) para pagar e dar sequência ao processo. Ao fim de alguns dias o novo documento ser-lhe-á entregue na morada de residência que indicou no sistema.

Mas tome nota, não se esqueça de garantir que cumpriu todos os passos. Por exemplo, ter o cartão do cidadão,  o respetivo PIN e o leitor pode não ser suficiente. Sem o software adequando instalado pode não conseguir concluir o processo online.

É provável que em breve o serviço Chave Móvel Digital esteja também disponível.

Tagged under:

10 Comentários

  • Pingback:Deduções à coleta de IRS em 2015, alterar a morada no título de propriedade automóvel pela internet e pedir tarifa social da eletricidade (TOP5) - Economia e Finanças

  • estevaosergio pintoResponder

    nãsei onde assnar no impresso

  • Márcia CarvalhoResponder

    Boa tarde,se não mudar o registro automóvel no prazo 60 dias têm alguma multa. Obrigada

    • Manuel BarreiraResponder

      Sim tens 60 dia para a mudança de registo de propriedade, caso o não faças tens uma multa de de 120€, artº 118 do código da estrada

  • CuriosoResponder

    Bom ver que os comentários são respondidos aqui lol

  • TretasResponder

    Pena que só funcione para empresas.. os particulares nao podem e sao sempre prejudicados…

    • Gabriela SáResponder

      Não leu bem….

  • Joaquim GomesResponder

    Recebi hoje o certificado de matrícula, mas falta o nº da porta da residência.
    Pergunto? É obrigatório e estou sujeito a coima? ou tenho que devolver o mesmo e se estou sujeito a pagar algum valor?

  • Pedro MarquesResponder

    Já me aconteceu o mesmo. Retiraram-me uma letra da morada e os CTT rejeitaram fazer o envio devido a morada insuficiente/incorrecta. Será um estratagema para o IRN cobrar duas vezes pelo mesmo documento? É que é altamente improvável haver tanto erro sem que haja aqui uma premeditação.

  • Marta FerreiraResponder

    Boa tarde,
    Para as empresas como consigo alterar a morada da sede?
    Coloquei o meu cartão do cidadão e mais à frente coloquei a matricula e não me deixa selecionar a opção “representante do suj ativo”. logo assume que as alterações em meu nome e não da empresa…
    Obrigada
    Marta Ferreira

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.