Automóvel online

Como alterar a morada no título de propriedade automóvel pela internet

Se tem necessidade de alterar a morada no título de propriedade automóvel  e ainda tem o título de registo de propriedade e o livrete do automóvel irá descobrir que os dois documentos irão ser fundidos num só.

Na realidade, qualquer alteração a um destes dois documentos será pretexto suficiente para a emissão do documento único automóvel (também chamado certificado de matrícula) que os substituirá.

Como alterar a morada do título de propriedade automóvel?

Mas como pedir a mudança de morada (residência ou sede da empresa no caso de um veículo detido por uma empresa)?

Uma das hipóteses para alterar a morada no título de propriedade automóvel é o tradicional recurso às visitas aos balcões regionais do Instituto Nacional de Registos e Notariado incluindo as várias lojas do cidadão existentes. Outra mais expedita, mas que pressupõem algumas condições de partida é o recurso ao sítio Automóvel Online. Também encontrará informação no Portal da Justiça.

Se tem o Cartão do Cidadão, o PIN de autenticação, um leitor para o cartão e já instalou o software adequado ao seu sistema operativo (pode pesquisar nesta página e descarregar a versão correta do software do cartão do cidadão) tudo se simplifica. Bastará escolher a opção que se ajusta à alteração ao registo de propriedade que quer fazer e preencher os formulários que lhe serão apresentados no computador.

Terminado esse processo restar-lhe-á pagar os emolumentos utilizando o código de multibanco que lhe é indicado e está feito. Poderá utilizar um serviço de homebanking (banca direta via computador) para pagar e dar sequência ao processo.

Ao fim de alguns dias o novo documento ser-lhe-á entregue na morada de residência que indicou no sistema.

Mas tome nota, não se esqueça de garantir que cumpriu todos os passos. Por exemplo, ter o cartão do cidadão,  o respetivo PIN e o leitor pode não ser suficiente. Sem o software adequando instalado pode não conseguir concluir o processo online.

É provável que em breve o serviço Chave Móvel Digital esteja também disponível.

Atualizado em setembro de 2020.

34 comentários

    1. Bom dia
      A morada do DUA e a morada do proprietário tem de ser a mesma. Se eu tiver duas casas posso ter um carro registado numa morada e outro carro noutra morada?
      Obrigado
      Jorge

    2. Boa tarde. Consigo alterar a morada para os dois utilizadores constantes no livrete num só pedido online? Ou como devo proceder? Basta alterar a morada do proprietário do veículo ou o outro utilizador que consta no livrete tb tem de o fazer?

    1. Gostaria de informações sobre onde posso fazer mudança de endereço, pois eu morava em Algarve e toda documentação ainda está no endereço antigo. Minha residência atual é Almada

      1. No IMTT na Loja do Cidadão.. Se não houver balcões em Almada, há em Lisboa e Setúbal. Creio que também já há na Amora.

        Atenção que a carta de condução e cartão do cidadão também têm de ter a morada nova senão está sujeita a coima.

    2. Boa tarde, vivo na Suíça e tenho um carro português (em Portugal) registado numa morada mas gostaria de mudar a morada. Como o posso fazer, estando eu na Suíça.

  1. Recebi hoje o certificado de matrícula, mas falta o nº da porta da residência.
    Pergunto? É obrigatório e estou sujeito a coima? ou tenho que devolver o mesmo e se estou sujeito a pagar algum valor?

  2. Já me aconteceu o mesmo. Retiraram-me uma letra da morada e os CTT rejeitaram fazer o envio devido a morada insuficiente/incorrecta. Será um estratagema para o IRN cobrar duas vezes pelo mesmo documento? É que é altamente improvável haver tanto erro sem que haja aqui uma premeditação.

  3. Boa tarde,
    Para as empresas como consigo alterar a morada da sede?
    Coloquei o meu cartão do cidadão e mais à frente coloquei a matricula e não me deixa selecionar a opção “representante do suj ativo”. logo assume que as alterações em meu nome e não da empresa…
    Obrigada
    Marta Ferreira

  4. Boa noite
    Moro no estrangeiro e deixei automóvel em Portugal. Tenho de mudar residência em Portugal para uma nova residência portuguesa. É obrigatório ter a mesma residência no cartão cidadão (morada no estrangeiro) e no documento único automóvel? Ou a simples transferência de morada para a nova residência portuguesa não terá qualquer problema?

    Agradecido

  5. Boa tarde. Eu tenho o livrete antigo em papel no entanto mudei de morada e preciso de atualizar.
    Em termos de custos isso corresponde a um pedido de DUA ( +-50€)ou uma alteração de dados (29,80€ )? Obrigada

      1. Boa tarde, e que documento tenho que fazer upload? Não encontro essa informação em lado nenhum…

    1. Alguém me explica qual é a lógica em ter de ser alterado o DUA por termos mudado de residência? Essa alteração já foi feita no CC. Não seria isso suficiente? O carro é do cidadão X que tem a morada Y registada no seu CC. Não faz qualquer sentido estar a duplicar moradas em diferentes documentos, além de que constitui uma má prática em termos de bases de dados. Imagine-se alguém com trinta carros. Teria de mudar o DUA para cada um deles? Os carros são todos de UM proprietário, e esse proprietário tem a sua morada registada no CC. Não vejo nisto se não o propósito de extorquir dinheiro ao contribuinte.

      1. Só me resta APLAUDIR o melhor comentário aqui presente…

        Já o mesmo se passava com a CARTA de condução… não tinha jeito algum alterar a morada do BI/CC e depois ter de alterar a morada da carta de condução… ou das finanças!

        Felizmente agora alterando o CC, fica tudo actualizado (nas novas versões da CARTA a morada já não aparece exactamente por essa razão)

        Agora… quanto ao registo automóvel… é de bradar!!! Estamos em 2022, e realmente, ainda é obrigatório alterar a morada do DUA? O DUA nem sequer deveria ter morada impressa!!! A morada deveria estar apenas nos registos electrónicos.

        Este é um estratagema para SACAR $ ao contribuinte e nada mais!

  6. Podem-me dizer quanto custa fazer a alteração de morada de particular no livrete do carro? Tenho leitor de CC e software. Obrigada

  7. O municipio alterou o número de porta, segundo ouvi dizer, esta alteração não acarreta custos para actualização do DUA, isto confirma-se? mas como a fazer e se é possível fazê-la online.
    Obrigado

  8. Boa tarde. Já é possível mudar a morada do livrete online apenas com Chave Móvel Digital, sem ter o leitor de CC? Como? No site Automóvel Online não parece ser possível. Loja do cidadão não é hipótese porque estamos em pandemia.

    Obrigado

  9. Para alterar a morada do meu DUA/Certificado de Matricula online no site “Automóvel online” é solicitado um campo obrigatório “data de venda/Facto” que data devo introduzir?
    Noutro campo obrigatório, pede-me para introduzir um documento. Que documento devo introduzir?
    Agradeço estes esclarecimentos para fazer a morada do DUA/Certificado de Matricula online (sou o proprietário do veículo), nestes tempos de pandemia.
    Obrigado.
    Luís Eiras

    1. Sr. Luís Eiras, encontro-me precisamente com a mesma dúvida. A única ação que pretendo é alterar a morada mantendo a propriedade do veículo. Não entendo o que se pretende com “data de venda/facto”.

  10. Boa tarde
    Trabalho em advocacia.
    O que se pretende com “data de venda/facto” é a declaração da data em que ocorreu o acto que obrigue a uma qualquer alteração do registo automóvel (por ex.: para mudança de proprietário, coloca-se a data da venda e para mudança de residência, coloca-se a data em que se mudou de casa).
    Espero ter esclarecido de forma simples 😉

    1. E essa data vai “incriminar” o requerente, caso seja anterior aos 60 dias da data do pedido de alteração da morada? (com isto quero dizer que, segundo li, o cidadão tem 60 dias para alterar a morada do DUA a contar do pedido de alteração da morada do CC, certo?)

      1. Se quer fazer tudo certo, a data do facto a indicar para a alteração de morada no DUA será a data em que efectivamente validou e actualizou a nova morada no seu cartão de cidadão. Se tiver vários carros com moradas diferentes e já teve várias moradas e nunca actualizou o DUA, aproveite para o fazer a todos ao mesmo tempo nos próximos 60 dias da última mudança no CC (o estado agradece), não vai preso por causa disso.

  11. não queria ir á loja do cidadão fui renovar a carta e tive que ir em seguida tornar a preencher outros documentos e reclamação de uma asneira que lá fizeram

  12. Em agosto fui renovar o BI e na loja do cidadão outro calvario alem das filas de espera 4 horas sempre que chegava a minha vez : há um erro tem que vir noutro dia ao fim de trés dias disse que era um caso de policia então alguem percebeu que era alguma coisa grave e tomou conta da ocorrencia ; e exclamou :aqui é só burras então dá um erro e ninguem resolve , enfim ao fim de mais dois dias lá foi resolvido tiraram outro cartão de cidadania novo por isso até tenho algum receio de lá ir este é o motivo que me faz escrever

  13. Boa noite, Exmos Senhores,

    Necessito de efetuar alteração da morada do livrete do meu automóvel, mas desde sexta feira passada, ao aceder pelo link https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnlineProd/Certificados/CertificadosController, obtenho sempre um erro “E063 – A área à qual tentou aceder é reservada e apenas acessível para utilizadores com um certificado digital válido. Por favor, instale um certificado antes de tentar aceder a esta área do site. Antes de voltar a tentar, por favor feche esta janela.”.

    Agradeço esclarecimento e ajuda para concretizar o processo.

Deixar uma resposta