Automóvel online

Como alterar a morada no título de propriedade automóvel pela internet

Se tem necessidade de alterar a morada no título de propriedade automóvel  e ainda tem o título de registo de propriedade e o livrete do automóvel irá descobrir que os dois documentos irão ser fundidos num só.

Na realidade, qualquer alteração a um destes dois documentos será pretexto suficiente para a emissão do documento único automóvel (também chamado certificado de matrícula) que os substituirá.

 

Como alterar a morada do título de propriedade automóvel?

Mas como pedir a mudança de morada (residência ou sede da empresa no caso de um veículo detido por uma empresa)?

Uma das hipótese para alterar a morada no título de propriedade automóvel é o tradicional recurso às visitas aos balcões regionais do Instituto Nacional de Registos e Notariado incluindo as várias lojas do cidadão existentes. Outra mais expedita mas que pressupõem algumas condições de partida é o recurso ao sítio Automóvel Online. Também encontrará informação no Portal da Justiça.

Se tem o Cartão do Cidadão, o PIN de autenticação, um leitor para o cartão e já instalou o software adequado ao seu sistema operativo (pode pesquisar nesta página e descarregar a versão correta do software do cartão do cidadão) tudo se simplifica. Bastará escolher a opção que se ajusta à alteração ao registo de propriedade que quer fazer e preencher os formulários que lhe serão apresentados no computador.

Terminado esse processo restar-lhe-á pagar os emolumentos utilizando o código de multibanco que lhe é indicado e está feito. Poderá utilizar um serviço de homebanking (banca direta via computador) para pagar e dar sequência ao processo.

Ao fim de alguns dias o novo documento ser-lhe-á entregue na morada de residência que indicou no sistema.

Mas tome nota, não se esqueça de garantir que cumpriu todos os passos. Por exemplo, ter o cartão do cidadão,  o respetivo PIN e o leitor pode não ser suficiente. Sem o software adequando instalado pode não conseguir concluir o processo online.

É provável que em breve o serviço Chave Móvel Digital esteja também disponível.

Atualizado em setembro de 2020.

27 comentários

    1. Bom dia
      A morada do DUA e a morada do proprietário tem de ser a mesma. Se eu tiver duas casas posso ter um carro registado numa morada e outro carro noutra morada?
      Obrigado
      Jorge

    2. Boa tarde. Consigo alterar a morada para os dois utilizadores constantes no livrete num só pedido online? Ou como devo proceder? Basta alterar a morada do proprietário do veículo ou o outro utilizador que consta no livrete tb tem de o fazer?

    1. Gostaria de informações sobre onde posso fazer mudança de endereço, pois eu morava em Algarve e toda documentação ainda está no endereço antigo. Minha residência atual é Almada

      1. No IMTT na Loja do Cidadão.. Se não houver balcões em Almada, há em Lisboa e Setúbal. Creio que também já há na Amora.

        Atenção que a carta de condução e cartão do cidadão também têm de ter a morada nova senão está sujeita a coima.

    2. Boa tarde, vivo na Suíça e tenho um carro português (em Portugal) registado numa morada mas gostaria de mudar a morada. Como o posso fazer, estando eu na Suíça.

  1. Recebi hoje o certificado de matrícula, mas falta o nº da porta da residência.
    Pergunto? É obrigatório e estou sujeito a coima? ou tenho que devolver o mesmo e se estou sujeito a pagar algum valor?

  2. Já me aconteceu o mesmo. Retiraram-me uma letra da morada e os CTT rejeitaram fazer o envio devido a morada insuficiente/incorrecta. Será um estratagema para o IRN cobrar duas vezes pelo mesmo documento? É que é altamente improvável haver tanto erro sem que haja aqui uma premeditação.

  3. Boa tarde,
    Para as empresas como consigo alterar a morada da sede?
    Coloquei o meu cartão do cidadão e mais à frente coloquei a matricula e não me deixa selecionar a opção “representante do suj ativo”. logo assume que as alterações em meu nome e não da empresa…
    Obrigada
    Marta Ferreira

  4. Boa noite
    Moro no estrangeiro e deixei automóvel em Portugal. Tenho de mudar residência em Portugal para uma nova residência portuguesa. É obrigatório ter a mesma residência no cartão cidadão (morada no estrangeiro) e no documento único automóvel? Ou a simples transferência de morada para a nova residência portuguesa não terá qualquer problema?

    Agradecido

  5. Boa tarde. Eu tenho o livrete antigo em papel no entanto mudei de morada e preciso de atualizar.
    Em termos de custos isso corresponde a um pedido de DUA ( +-50€)ou uma alteração de dados (29,80€ )? Obrigada

      1. Boa tarde, e que documento tenho que fazer upload? Não encontro essa informação em lado nenhum…

    1. Alguém me explica qual é a lógica em ter de ser alterado o DUA por termos mudado de residência? Essa alteração já foi feita no CC. Não seria isso suficiente? O carro é do cidadão X que tem a morada Y registada no seu CC. Não faz qualquer sentido estar a duplicar moradas em diferentes documentos, além de que constitui uma má prática em termos de bases de dados. Imagine-se alguém com trinta carros. Teria de mudar o DUA para cada um deles? Os carros são todos de UM proprietário, e esse proprietário tem a sua morada registada no CC. Não vejo nisto se não o propósito de extorquir dinheiro ao contribuinte.

  6. Podem-me dizer quanto custa fazer a alteração de morada de particular no livrete do carro? Tenho leitor de CC e software. Obrigada

  7. O municipio alterou o número de porta, segundo ouvi dizer, esta alteração não acarreta custos para actualização do DUA, isto confirma-se? mas como a fazer e se é possível fazê-la online.
    Obrigado

  8. Boa tarde. Já é possível mudar a morada do livrete online apenas com Chave Móvel Digital, sem ter o leitor de CC? Como? No site Automóvel Online não parece ser possível. Loja do cidadão não é hipótese porque estamos em pandemia.

    Obrigado

  9. Para alterar a morada do meu DUA/Certificado de Matricula online no site “Automóvel online” é solicitado um campo obrigatório “data de venda/Facto” que data devo introduzir?
    Noutro campo obrigatório, pede-me para introduzir um documento. Que documento devo introduzir?
    Agradeço estes esclarecimentos para fazer a morada do DUA/Certificado de Matricula online (sou o proprietário do veículo), nestes tempos de pandemia.
    Obrigado.
    Luís Eiras

    1. Sr. Luís Eiras, encontro-me precisamente com a mesma dúvida. A única ação que pretendo é alterar a morada mantendo a propriedade do veículo. Não entendo o que se pretende com “data de venda/facto”.

  10. Boa tarde
    Trabalho em advocacia.
    O que se pretende com “data de venda/facto” é a declaração da data em que ocorreu o acto que obrigue a uma qualquer alteração do registo automóvel (por ex.: para mudança de proprietário, coloca-se a data da venda e para mudança de residência, coloca-se a data em que se mudou de casa).
    Espero ter esclarecido de forma simples 😉

Deixar uma resposta