Taxa de cobertura da balança de bens e serviços atinge os 99,9%

A Taxa de cobertura da balança de bens e serviços atinge os 99,9% em meados do ano 2012.

Segundo informação divulgada pelo GEE, a balança de bens e serviços registou, entre janeiro e julho de 2012, um valor de 99,9% ou que significa que o valor exportado é praticamente idêntico ao importado tendo-se eliminado o défice histórico. Recordamos que nas últimas previsões macroeconómicas para 2012, o Banco de Portugal havia sinalizado que espera um registo marginalmente positivo para o balanço entre bens e serviços ao longo do corrente ano. Note-se ainda que para este registo está a contribuir a evolução positiva das exportações (de bens e serviços) mas também a forte retração das importações nacionais potenciada pela atual recessão interna.

Segundo a estatísticas agora comentadas pelo GEE e divulgadas no âmbito do SDDS (dados do INE) o mês de julho foi particularmente positivo:

“(…) Em julho de 2012, as exportações e as importações de bens e serviços registaram variações homólogas de 7,0% e -5,8%, respetivamente, valores que comparam com variações homólogas no mês anterior de 5,6% para as exportações e de -4,6% para as importações. No mês em análise, a taxa de cobertura das importações pelas exportações de bens e serviços situou-se em 112,9%. (…)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *