Juros de depósitos a prazo também deverão ver IRS aumentado para 26,5%

Neste artigo dá-se destaque a uma nova subida do IRS, desta feita na taxa liberatória que se aplica aos juros dos depósitos a prazo. Em concreto, os juros de depósitos a prazo também deverão ver IRS aumentado para 26,5%.

A confirmar-se o aumento da taxa liberatória de IRS nos rendimentos de capitais, os depósitos que se vençam a partir de 1 de janeiro de 2013 verão a o estado reter 26,5% dos juros em vez dos atuais 25%.

Quem esteja indecisos quanto a um novo depósito, neste momento, deve considerar que um depósito a prazo a três meses (que se vence em dezembro) para uma mesma taxa de juro, oferecerá um rendimento líquido anualizado superior a um depósito a prazo a seis meses.

ADENDA em 2017: a taxa liberatória sobre os juros veio a subir para os 28% valor em que estabelizou e que se encontrava ainda em vigor em 2017.

4 comentários

  1. Já não chegava o aumento de 21,5% para os 25%? Com os efeitos retroactivos subjacentes mais uma penalização para quem já constituiu um depósito a longo prazo. E não vai ficar por aqui…

  2. Vou tirar meu dinheiro do banco. Já não vale a pena ter lá o dinheiro pois a inflaçao é superior ao valor da taxa de juro dos bancos. As minhas (nossas) poupanças, foram feitas ao longo da vida depois do estado ter sacado os impostos. Ainda somos penalizados outra vez pelo mesmo dinheiro? Gatunos.

Deixar uma resposta