Os melhores guias fiscais para 2012 (IRS, IRC, IVA, IMI, IMT, I. Selo, Seg. Social, etc)

[wp_ad_camp_1]

Existem já disponíveis gratuitamente vários guias fiscais aplicáveis ao corrente exercício de 2012, inseridos em iniciativas de auto-promoção de algumas empresas de auditoria, que oferecem informação extensiva e simplificada que permitirá a boa parte dos nossos leitores, inteirarem-se das principais linhas de orientações associadas à fiscalidade familiar ou empresarial. Sendo certo que alguns dos temas já foram por nós abordados (veja-se a página especializada em Deduções IRS 2012) e que seguramente voltaremos a referir no decurso do ano procurando simplificar a leitura, explicar os conceitos e alertar para potenciais surpresas, é também certo que os dois dossiers que a seguir se referenciam têm o mérito de sumariar num único documento muita da informação útil em matéria fiscal.

A primeira referência vai para o Guia Fiscal 2012 das Deloitte que em 72 páginas (versão PDF ou online) cobre o essencial. Eis o índice da publicação:

  • 5 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS)
  • 27 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC)
  • 43 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)
  • 49 Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas
  • de Imóveis (IMT)
  • 55 Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
  • 59 Imposto do Selo (I. Selo)
  • 65 Acordos de Dupla Tributação (ADT)

A PWC tem também a sua versão que designa de Guia Fiscal – Imposto e Benefícios Fiscais da PWC. Apresenta-se numa versão online que partilha muitos dos tema do guia da Deloitte e parece acrescentar mais alguma informação, nomeadamente sobre a Segurança Social,Coimas, Emolumentos, diretivas comunitárias.

Estamos em crer que estas duas propostas já deixam pano para mangas, para quem se quer inteirar um pouco melhor da fiscalidade 2012. Sempre que surjam novos documentos de qualidade, voltaremos aos tema. Bons negócios!

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

3 comentários sobre “Os melhores guias fiscais para 2012 (IRS, IRC, IVA, IMI, IMT, I. Selo, Seg. Social, etc)

Deixar uma resposta