Perdi ou destrui a carta de condução como posso obter a 2ª via?

Perdi ou destruí a carta de condução como posso obter a 2ª via?

Todos os condutores que possuam a carta de condução de modelo comunitário (formato cartão de plástico) e com senha de acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos ou Cartão do Cidadão poderão utilizar este serviço com a vantagem adicional de conceder direito a um desconto de 10 % sobre as taxas aplicáveis (€ 15 para condutores de idade igual ou superior a 70 anos; € 30 para os restantes condutores).

Artigo atualizado em maio de 2020.

 

 

Carta de condução como posso obter a 2ª via

O IMTT permite requerer online a emissão da 2ª via da sua carta de condução, leia mais em “Renovar a Carta de condução pela Internet”.

Em alternativa deverá dirigir-se aos balcões do IMTT. Eis as indicações oficiais do IMTT que poderá também encontrar no respectivo sítio:

Documentos

Para a emissão de 2.ª Via da carta de condução são necessários os seguintes documentos:

  • Exibir original do documento de identificação pessoal ou fotocópia;
  • Apresentação do Número de Identificação Fiscal;
  • 1 fotografia actual (tipo passe), a cores e de fundo liso.

Procedimentos

Para realizar o pedido de 2.ª Via é necessário:

  • Preencher directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar, o formulário Modelo 1 IMTT – carta de condução. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
  • Preencher o formulário Modelo 10 IMTT – pedido de 2.ª via.
  • Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT ou na Loja do Cidadão da sua área de residência.

Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos.

Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT

Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.

  • O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
  • Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.

Nota: Caso tenha havido outras alterações (Ex.: Morada), não se esqueça de as assinalar também.

Tagged under:

7 Comentários

  • Pingback:Dicas úteis para saber como e quando renovar a carta de condução | Economia e Finanças

  • Maria Dolores Severino Responder

    Eu vivo nos USA ha mais de 11 anos e enteireime k tenho k trocar a carta de conducao que obtive em 1994 por, a versao cartao de plastico sera k voces me podem dar mais informacao como posso eu fazer, este, transmite estando fora de Portugal, sera k se podefazer por internete??? Agredeco imenso se me poderem ajudar! Obrigado

  • Joana Responder

    Como é que isto é feito online se se tem de ir pessoalmente a um balcão de atendimento? Online é só a parte do formulário porque de resto é mentira.

  • Ivo andre da silva sousa Responder

    Estou em franca e perdi todos os documentos carta de conducao incluida…no consulado resolveram tudo excepto a situacao da carta de conducao….que devo fazer para receber a 2a via na minha morada ca?

  • Sara Responder

    Há algo que não entendo, sendo que é necessário fazer a requisição pessoalmente, para efeitos de assinatura e fotografia via webcam no local, como é possível realizar o pedido online? No site do IMTT não aparece nada sobre esse assunto, a única coisa que vejo que pode ser realizada online é a impressão ou download do formulário para depois, presencialmente, apresentar num balcão físico. Tendo em conta que perdi a minha carta era muito bom poder faze-lo online, devido à fraca disponibilidade horária que tenho. Alguém me consegue esclarecer? Obrigada!

  • ruimcb Responder

    Mas será mesmo necessário ir pessoalmente? Isto é, se já emitiu uma cartão tendo digitalizado (carta de condução de modelo comunitário (formato cartão de plástico)) a assinatura e a fotografia não deveria ser necessário a deslocação. Foi o que entendemos quando lê-mos a informação disponibilizada pelo IMTT. Em todo o caso podemos ter percebido mal.

  • joão rodrigues Responder

    ruimcb: não me parece ter percebido mal, pois parece que ninguem percebeu outra coisa …
    Ou seja, o formulario está disponivel Online para download, para preenxer e entregar pessoalmente, e dessa forma evitar preenxe-lo lá, enquanto não tem nada para fazer , naquelas 4 a 6 horas que lá passa … 😛

Deixar uma resposta