Perdi ou destrui a carta de condução como posso obter a 2ª via?

Perdi ou destruí a carta de condução como posso obter a 2ª via?

Todos os condutores que possuam a carta de condução de modelo comunitário (formato cartão de plástico) e com senha de acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos ou Cartão do Cidadão poderão utilizar este serviço com a vantagem adicional de conceder direito a um desconto de 10 % sobre as taxas aplicáveis (€ 15 para condutores de idade igual ou superior a 70 anos; € 30 para os restantes condutores).

Artigo atualizado em maio de 2020.

 

 

Carta de condução como posso obter a 2ª via

O IMTT permite requerer online a emissão da 2ª via da sua carta de condução, leia mais em “Renovar a Carta de condução pela Internet”.

Em alternativa deverá dirigir-se aos balcões do IMTT. Eis as indicações oficiais do IMTT que poderá também encontrar no respectivo sítio:

Documentos

Para a emissão de 2.ª Via da carta de condução são necessários os seguintes documentos:

  • Exibir original do documento de identificação pessoal ou fotocópia;
  • Apresentação do Número de Identificação Fiscal;
  • 1 fotografia actual (tipo passe), a cores e de fundo liso.

Procedimentos

Para realizar o pedido de 2.ª Via é necessário:

  • Preencher directamente no computador ou manualmente depois de impresso, e assinar, o formulário Modelo 1 IMTT – carta de condução. Se optar pelo preenchimento à mão, utilize uma esferográfica preta sobre superfície dura.(Consultar Instruções de Preenchimento);
  • Preencher o formulário Modelo 10 IMTT – pedido de 2.ª via.
  • Entregar os documentos nos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMTT ou na Loja do Cidadão da sua área de residência.

Os impressos estão disponíveis no sítio do IMTT em Formulários – Condutores e Veículos.

Recomendações para a impressão do Modelo 1 IMTT

Este formulário não pode ser fotocopiado. Como tem espaços reservados à sua fotografia e assinatura, para posterior leitura óptica, requer especial cuidado e atenção quanto ao modo de impressão.

  • O Modelo 1 IMTT só pode ser aceite quando impresso, a preto e branco ou a cor, em modo de “Qualidade” (letter quality);
  • Antes de o imprimir verifique se os tinteiros estão a acabar, situação em que a impressão poderá não ter a qualidade necessária para ser validado.

Nota: Caso tenha havido outras alterações (Ex.: Morada), não se esqueça de as assinalar também.

7 comentários

  1. Eu vivo nos USA ha mais de 11 anos e enteireime k tenho k trocar a carta de conducao que obtive em 1994 por, a versao cartao de plastico sera k voces me podem dar mais informacao como posso eu fazer, este, transmite estando fora de Portugal, sera k se podefazer por internete??? Agredeco imenso se me poderem ajudar! Obrigado

  2. Como é que isto é feito online se se tem de ir pessoalmente a um balcão de atendimento? Online é só a parte do formulário porque de resto é mentira.

  3. Estou em franca e perdi todos os documentos carta de conducao incluida…no consulado resolveram tudo excepto a situacao da carta de conducao….que devo fazer para receber a 2a via na minha morada ca?

  4. Há algo que não entendo, sendo que é necessário fazer a requisição pessoalmente, para efeitos de assinatura e fotografia via webcam no local, como é possível realizar o pedido online? No site do IMTT não aparece nada sobre esse assunto, a única coisa que vejo que pode ser realizada online é a impressão ou download do formulário para depois, presencialmente, apresentar num balcão físico. Tendo em conta que perdi a minha carta era muito bom poder faze-lo online, devido à fraca disponibilidade horária que tenho. Alguém me consegue esclarecer? Obrigada!

  5. Mas será mesmo necessário ir pessoalmente? Isto é, se já emitiu uma cartão tendo digitalizado (carta de condução de modelo comunitário (formato cartão de plástico)) a assinatura e a fotografia não deveria ser necessário a deslocação. Foi o que entendemos quando lê-mos a informação disponibilizada pelo IMTT. Em todo o caso podemos ter percebido mal.

  6. ruimcb: não me parece ter percebido mal, pois parece que ninguem percebeu outra coisa …
    Ou seja, o formulario está disponivel Online para download, para preenxer e entregar pessoalmente, e dessa forma evitar preenxe-lo lá, enquanto não tem nada para fazer , naquelas 4 a 6 horas que lá passa … 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *