Portal da Habitação – Informação útil concentrada num local

Aos poucos vamo-nos lembrando de procurar na internet aquilo que antes só podia ser encontrado num serviço de atendimento físico ou repartição do Estado. Aos poucos o próprio Estado tem vindo a alargar ao meio internet a faculdade de prestação de serviços ou o cumprimento de obrigações. No que toca à habitação, há ainda muito por onde simplificar e reformar desde logo activar o mercado de arrendamento que continua a ser uma aventura desequilibrada para as partes, particularmente arriscada para quem coloca casas no mercado, mas além do que há para fazer, hoje destacamos algo que já está feito. Encontrámos o Portal da Habitação, um sítio que tem vindo a acrescentar progressivamente informação e funcionalidades relacionadas com a habitação. Presentemente, as vertentes mais importantes são as informativas sobre o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), o programa Porta 65, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), a Iniciativa Bairros Críticos, o Observatório da Habitação e Reabilitação Urbana (OHRU) e os Monumentos Nacionais. Sobre cada um destes temas somos redireccionados para sub-portais especializados.

Portal da Habitação é essencialmente um facilitador que nos ajuda a encontrar e procurar a informação sobre as mais variadas questões, desde o formulário para concorrer ao programa de reabilitação urbana até à consulta no catálogo da biblioteca do IHRU.

Quando precisar de esclarecer alguma questão sobre habitação, nomeadamente sobre o NRAU ou sobre o Porta 65 procure primeiro nas perguntas frequentes do Portal

e não deixe de explorar os serviços on-line disponíveis:

Poupar tempo e dinheiro costumam ser duas realidades cada vez mais associadas ao recurso aos serviços públicos na internet. Se o serviço já está pago, com os seus impostos, mais vale pô-lo a uso, em seu benefício.

Tagged under:

Deixar uma resposta