IVA 2011: Produtos que vão mudar de taxa de IVA com o Orçamento de Estado 2011

[wp_ad_camp_1]

ATENÇÃO: Se procura a lista relativa a 2012 consulte este artigo:

 IVA 2012: Produtos que vão mudar de taxa de IVA em 2012

(clique para aceder).

 

Nota: A proposta final do Orçamento de Estado para 2011 hoje [30 DEZ 2010] promulgada pelo presidente da república, contem algumas alterações à informação avançada no artigo em baixo (datado de 15 de Outubro). Por exemplo, o aumento do IVA nos leites, refrigerantes, livros, óleos, entre outros não se confirmaram após as negociações entre PS e PSD.

O que é o aumento da taxa de IVA em 2 pontos percentuais ao pé disto:

Exemplos de Produtos que passam da taxa de 6% para a taxa de 23%:

  • Leites chocolatados, aromatizados, vitaminados ou enriquecidos;
  • Bebidas e sobremesas lácteas e de soja;
  • Refrigerantes, sumos e néctares de frutos ou de produtos hortícolas, incluindo os xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos;
  • Utensílios e outros equipamentos exclusiva ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios;
  • Ginásio e demais despesas com a prática de actividades físicas e desportivas;
  • Publicações desportivas e Revistas recreativas;
  • Livros, folhetos ou outras publicações (a confirmar se sobe para 13% ou para 23%).

Exemplos de Produtos que passam de taxa de 13% para a taxa de 23%:

  • Conservas de moluscos;
  • Conservas de frutas ou frutos, designadamente em molhos, salmoura ou calda e suas compotas, geleias, marmeladas ou pastas;
  • Conservas de produtos hortícolas, designadamente em molhos, vinagre ou salmoura e suas compotas;
  • Óleos directamente comestíveis e suas misturas (óleos alimentares), margarinas de origem animal e vegetal;
  • Aperitivos à base de produtos hortícolas e sementes;
  • Aperitivos ou snacks à base de estrudidos de milho e trigo, à base de milho moído e frito ou de fécula de batata, em embalagens individuais;
  • Flores de corte, folhagem para ornamentação e composições florais decorativas. Exceptuam-se as flores e folhagens secas e as secas tingidas;
  • Plantas ornamentais;
  • Peixe e fruta não transformados (a aguardar confirmação);

Fonte: Jornal de Negócios, Diário Económico, Jornal Oje

5 comentários

  1. A crise deveria ser para todos , nos nao deviamos temer o governo , o goiverno deve respeitar o povo , e com estas medidas que estão a tomar .mora o quão nao nos respeitam. E altura deste povinho que vive de aparencias comecar a poderar em fazer alguam coisa. uma pessoa pode mudar muita coisa mas uma multidao pode mudar um pais.

  2. Iva está aumentar numa velocidade imensa.. como não querem mais pobreza? desemprego? exemplo disso os cafés vao ter que aumentar todos os seus produtos daí aumentar para quem vai compra-los, como ié que nao hade fechar estabelecimentos? se sobe tudo numa maneira drastica e os ordenados sempre no mesmo…
    Acho há uma dispariedade enorme em muitas profissoes, isto é muito engraçado .. tiram sempre á classe baixa mas enriquecem os mais ricos.. daí cada vez mais a distinçao entre uns e outros, cá da classe media? desapareceu neh? ..
    Isto é que o nosso governo? governo que ajuda por vezes os que nao necisitam? deviam investir em portugal mais nos hospitais é uma vergonha pessoas morrerem e esperam anos pelas suas consultas sem possibilitades de poder fazer por fora… exemplo disso: uma senhora com falta de ar , vai ao hospital e a resposta do medico : a esperança media de vida é de 83, porque é senhora se preocupa em ter essa falta de ar se já tem 86 ? Wapaa somos todos humanos.. é sinal que se cuida e tem bons orgaos, agora daí dar essa resposta?? é para ver a qualidade dos medicos.. por isso se os portugueses nao dessem tanta fama aos medicos e nao elogiassem muito é porque depois de criaram essa fama , parecem que já nao se dedicam nem nada ..
    Epá portugal que investa em coisas discretas e que tenham algo para futuro..
    é como as assistencias sociais, “entregam ” dinheiro principalmente aos toxicopendentes e secalhar pessoas que recusam trabalhar… epá que se informam mais das pessoas antes de lhe atribuirem dinheiro.. muita gente vai pedir para poder se cuidar de saude para durar uns anos e recusam!!
    Ordenados como apresentadores politicos e jogadores, receberem aqueles ordenados que nem numa vida de uma pessoa que recebe salario nimino chega um ordenado deles, pochaa ! deviam ver o que fazem .. as vezes antes tá na ditadura de salazar!! grrr
    é só corrupçao nesse país e só sabem olhar para barriga deles..

  3. A crise deve ser paga por quem fez as asneiras, não nós portugueses comuns e pessoas de bem que somos.
    Nós confiámos o dinheiro dos nossos impostos a esses senhores, e eles só deveriam fazer bem o seu trabalho, ou seja gerir o dinheiro que tinham, são bem PAGOS para isso!!!
    Se eles estudaram tudo e mais alguma coisa, e ainda por cima só fazem MERD# da GROSSA, nós não temos nada a ver com isso, azar o deles.
    Este país é a república das bananas,uns fazem MERD#, e os camelos pagam as favas, é comandado por uma cambada de CAMELOS e LADRÕES, assumem o que fizeram SFF.
    Se eu tenho de gerir o dinheiro que tenho para chegar ao fim do mês, eles deveriam fazer o mesmo.
    Querem um plano de austeridade perfeito? Eu arranjo!!!!!!!
    Reduzir em 80% o ordenado dos políticos de toda a Europa, averiguar quem fez as asneiras do nosso país estar como está, e proibirem de receber ordenado por 20 anos, reduzir em 70% o ordenado dos grandes gestores, ou melhor, ninguém deveria receber mais que o Presidente da República, aumentar os vencimentos mais baixos (se o agricultor não plantar ou criar gado, o pescador não pescar, os “grandes senhores deste país comiam ERVA), os carros dos governantes não precisam ser sempre topo de gama nem serem sempre novos, nem à prova de bala, porque se fizerem o trabalho certinho ninguém lhes aponta um “feijãozinho”.
    Agora os políticos não têm “big balls” para irem à caça grossa, preferem a caça miúda que não pode se defender, raça maldita!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *