Onde encontrar os Recibos Verdes Electrónicos dentro do Portal das Finanças?

[wp_ad_camp_1]

Depois do artigo “Modelos oficiais do RECIBO VERDE ELECTRÓNICO | obrigatório a partir de 30 de Junho de 2011” recebemos alguns pedidos de informação quanto ao como aceder aos referidos recibos electrónicos. Aparentemente a navegação no Portal da Finanças , local onde emitir os recibos verdes electrónicos, (exige pré-registo) não é tão intuitiva quanto isso, pelo menos para alguns contribuintes. Ora o caminho das pedras é o que se segue.

Deve aceder ao Portal da Finanças (se ainda não pediu a senha de acesso deve fazê-lo);

Escolha a opção “Serviços” ou “Os seus serviços“;

Uma vez neste menu escolha a opção “Obter“;

4º Uma vez neste novo menu desça a página até ao fundo e vai encontrar “RECIBOS VERDES ELECTRÓNICOS” surgindo-lhe as seguintes opções adicionais:

  • Emitir
  • Emitir Recibo Acto Isolado
  • Emitir recibos sem preenchimento
  • Recolher recibo emitido sem preenchimento

Naturalmente deverá escolher a que mais lhe convem, no entanto, não se esqueça que, para poder passar recibos verdes (que não um acto isolado), deverá estar colectado como trabalhador independente. Se não estiver e tentar emitir um recibo verdo, provavelmente encontrará esta mensagem de erro:

“Para preencher um formulário relativo à Emissão de Recibos Verdes Electrónicos, necessita de ter uma actividade iniciada. Para iniciar uma nova actividade diriga-se a Entregar -> Declarações -> Actividade -> Início de Actividade. “

Esperamos que estas dicas sejam úteis e … bons negócios!

6 comentários

  1. Boa tarde,
    Já comecei a usar os RVE. Inseri os dados. ao colocar o NIF do “pagante”, o nome do mesmo aparece automaticamente, etc. Fiz o print em pdf, mas depois fiquei com uma duvida um pouco básica…. tenho que imprimir o PDF, assinar e entregar ao “adquirente do serviço”? assim parece que deixa de fazer sentido ser RV Electronico…. O que fiz foi digitalizar a minha assinatura, inserir a imagem no pdf, retira a parte do “duplicado” do recibo, e enviar por email. Mas nem isto é simples para a maioria das pessoas, nem sei se é valido como comprovativo para o “adquirente do serviço”.
    Não consegui encontrar nenhuma informação sobre esta questão no portal das finanças.

    Obrigado

  2. vou começar a trabalhar a recibos verdes alguem me pode ajudar .
    he que eu nao sei mesmo nada ,nao sei por onde começar
    ouvi dizer que he presiso ir as finanças para me colectar .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *