92,7% das empresas com 10 ou mais trabalhadores estão ligadas à internet

O INE acaba de divulgar o inquérito anual à utilização de tecnologias da informação e da comunicação nas empresas relativo a 2009, no âmbito das estatísticas sobre a Sociedade da Informação e Conhecimento. Segundo este inquérito, “82% das empresas com dez e mais pessoas ao serviço acederam à internet através de banda larga“. Alguns números:

  • Apenas 47,3% das mepresas com 10 ou mais trabalhadores tem página própria na internet, número que atesta uma forte assimetria face à dimensão da empresa, já que a percentagem é superior a 90% entre as grandes empresas;
  • O sector da construção é aquele onde menos empresas têm sítio na net (29,4%) mas é no sector do alojamento e restauração que a percenteagem de empresas com ligação à internet é menor: 69,6%;
  •  A internet é utilizada para efectuar encomendas por parte de 18,4% das empresas, sendo que são 15% aqueles que recebem encomendas por esta via; entre as grandes empresas (com 250 ou mais trabalhadores) estas percentagem sobem para 30,8% e 32,8%, respectivamente.

Para mais detalhes, nomeadamente sobre a relavância do volume do comércio electrónico espreite o relatório sumário do INE. Sublinhe-se que o inquérito foi realizado em Janeiro de 2009 a um universo de 2883 empresas. Surpreendentemente o INE não disponibiliza qualquer comparação temporal de modo a permitir perceber-se que tipo de evolução ocorreu face ao inquérito anterior, nem avança com qualquer limitação significativa para que não se tenha procedido a tal análise. A alergia à análise temporal e suas séries parece agravar-se. À falta de melhor informação, objectivamente, a capacidade analítica do INE vai sendo sistematicamente desprezada. Fica aqui a ligação para a fotografia do ano passado: inquérito relativo a 2008. Da comparação pode verificar-se que a evolução não foi muito famosa.

Deixar uma resposta