blank

Portugal no topo da lista de países com o juros mais altos

Ontem falava aqui das melhores taxas do mercado (no Reino Unido via serviço Zopa), hoje surge a notícia no Jornal de Negócios de que Portugal tem as mais altas Taxas de Juro da Área Euro  para o crédito ao consumo e às Pequenas e Médias Empresas.

“(…) Recorrer ao crédito para comprar um carro ou um computador em Portugal custa, só em juros, mais do dobro do que nos restantes países da Zona Euro. As instituições financeiras portuguesas são mesmo as que praticam as taxas mais altas no espaço da moeda única, de acordo com os últimos dados publicados pelo Banco Central Europeu (BCE) referentes a Janeiro de 2007.

Em Portugal, a média dos juros praticada ascendeu, em Janeiro, a 15,84% nos novos contratos (realizados nos últimos 12 meses), enquanto que a média da Zona Euro se situou em 6,7%. (…)”

Parece evidente que haverá condições particularmente interessantes para uma iniciativa como o Zopa funcionar por cá, até porque, o crédito mal parado não é um problema particularmente distinto do que sucede noutros países vizinhos. A notícia do Jornal de Negócios baseia-se no relatório de Janeiro do Banco Central Europeu que pode ser consultado online neste endereço.

Mais logo publicarei a 2ª parte do artigo ontem começado sobre o Zopa.

2 comentários

  1. Basedo neste artigo “juros mais altos da europa”.

    Sou um daqueles que a banca esmifra até o tutano com os seguros obrigatórios incluídos.

    Que sugestão de sites dão para encontrar Cá ou na ” Estranja”, outra ” banca” cujos juros de empréstimos ” não doa tanto”, afim de transferir os meus empréstimos .

    Cumprimentos

  2. Costa Simões,

    No meu blog escrevi sobre uma nova oferta de créditos habitação online. Não lhe garanto que consiga efectivamente poupar algum dinheiro, mas não custa investigar mais um pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *