Poder de Compra Concelhio com base em dados de 2005

O estudo anual sobre o Poder de Compra Concelhio feito no INE é já um trabalho com pregaminhos, sendo também um dos raros exemplos de análise exploratória de dados de alto nível  e multidimensional elaborados nessa casa. Por ali faz-se análise económica ao nível exploratório com interesse relevante para o país. É também um dos trabalhos que mais reacções apaixonadas tem gerado ao longo dos anos, ainda que raramente estas se baseiem em contributos para o enriquecimento tecnico-analítico.

Nas minhas aventuras mestrandas construi uma base de dados com objectivos mais ambiciosos e, como qualquer investigador ou aprendiz de investigador que se preze, acho que cheguei a uma metodologia mais enquiquecedora de tratamento de dados com objectivos parcialmente partilhados com os do Poder de Compra Concelhio (ainda que este seja mais especializado). Isto recorrendo igualmente a dados gratuitos fornecidos on-line pelo INE. Havendo tempo (sempre uma enorme restrição) tentarei no futuro actualizar esse estudo e dar-lhe outro tipo de projecção, quem sabe também por aqui, em capítulos digeríveis.

Feito o à parte pessoal, fica a nota e a recomendação para mais uma publicação anual do Poder de Compra Concelhio (dados de 2005) que o INE continua, felizmente, a patrocinar. É sempre uma leitura a não perder.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *