Simulador IRS 2006

Simulador IRS 2006: a DGCI disponibilizou hoje o simulador oficial para cálculo do IRS 2006.

Recordo que já é possível efectuar a entrega on-line do Modelo 3 do IRS relativo a 2006 referente rendimentos de trabalho dependente e pensões. Fica aqui a ligação para a página de Declarações Electrónicas da DGCI onde se encontra o simulador.

Adenda (respondendo a alguns comentários):

Meus caros,
O melhor é esquecerem a aplicação específica de simulação.
O melhor é entrarem directamente na aplicação de envio da declaração – fazerem de conta que vão efectivamente entregar o IRS. Por lá encontram um botão que pode ser usado as vezes que se quiser antes de proceder ao envio  da dita declaração que permite fazer simulações. O botão chama-se “Simular” e está na barra onde também surge o botão “validar”.

Adenda (19 de Março 2007): hoje testei com sucesso a aplicação da DGCI que permite (após fazer o download do respectivo software) efectuar a simulação sem necessidade de estar ligado ao sistema. Tardou mas chegou! Está disponível na ligação acima já referênciada, ou seja, aqui, o Simulador IRS 2006 oficial.

64 comentários

  1. Já era tempo dos senhores donos do nosso dinheiro se lembraram de disponibilizar essa ferramenta.
    Deve-se saber primeiro para mais ou menos se ter a certeza daquilo que devemos ou temos de receber, neste caso, sem juros.

  2. É uma verdadeira vergonha o simulador das Finanças do Ano 2006!
    Só as pessoas que enviam pela Internet conseguem saber o Calcúlo!
    E os outros Contribuintes que enviam por papel, não têm esse direito?

  3. è realmente uma vergonha que este ano apenas quem submete a sua declaração de rendimentos via net é que tenha acesso, e apenas após preenchimento do IRS, ao simulador do cálculo.
    No entanto os simuladores dos restantes anos estão disponiveis para utilização sem necessidade de login.
    E é aqui que as finanças pecam, deviam tornar acessivel o simulador a todos os contribuintes. Os contribuintes têm de ter acessoa a um serviço que é publico e desenvolvido através dos seus próprios impostos.

  4. Concordo com os comentários acima, porque na verdade, eu que enviei via internet a declaração do meu IRS/2006, também não consigo ter acesso ao simulador do cálculo, como nos anos anteriores.
    Alguém já terá conseguido? poderão dar alguma dica para eu tentar?
    Grato
    Francisco Nunes dos Santos

  5. Meus caros,
    O melhor é esquecerem a aplicação específica de simulação.
    O melhor é entrarem directamente na aplicação de envio da declaração. Por lá encontram um botão que pode ser usado as vezes que se quiser antes de proceder ao envio da dita declaração que permite fazer simulações. O botão chama-se “Simular” e está na barra onde também surge o botão “validar”.

  6. Tive uma ideia, para aliviar o governo pediamos todos um empréstimo ao banco e entregamos o irs dos próximos 50 anos, talvez fosse uma boa forma de recuperar a economia porque nos ultimos anos os politicos têm dado boas provas que estão solidários com o resto da populaça…..

  7. Mas o que é isto? Isto também já é demais. Então agora só metade da população activa é que só tem direito a simular o IRS? Mas que discriminação é esta?

  8. hoje testei com sucesso a aplicação da DGCI que permite (após fazer o download do respectivo software) efectuar a simulação sem necessidade de estar ligado ao sistema. Tardou mas chegou! Está disponível na ligação acima já referenciada, ou seja, aqui.

  9. O simulador do IRS de 2008 disponibilizado não funciona quando numa determinada declaração , anexo A se preenche o quadro 5. Tal situação devia ser rapidamente corrigida.

  10. Queria antes de entregar o I R S fazer o calculo do mesmo, como posso aceder ao simulador de 2006
    Muito obrigado

    António domingos

  11. O q posso dizer? Portugal com estas medidas nunca chegaras aos lugares de frente, Com este tipo de governo realmente é uma vergonha para mim ser portuguesa

  12. Queria antes de entregar o I R S fazer o calculo do mesmo, como posso aceder ao simulador de 2006
    O correio electrónico não estava correcto
    Muito obrigado

    António Domingos

  13. Já alguém comparou o cálculo do simulador das finanças com o da Jurinfor? A diferença, favorável às finanças, é substancial. Esta diferença vem do valor da dedução específica, que nas finanças é bastante inferior à da Jurinfor. Como os valores deviam dar iguais, um deles está errado. (a simulação foi feita para pensão de reforma e um grau de invalidez permanente de 65%).Qual deles está certo?

  14. Eu acabei de submeter o IRS e não consigo fazer a simulação, parece-me que a declaração tem de ser primeiramente validada pelos serviços centrias para ter acessi ao simulador… Será isto verdade.??? Alguem me pode ajudar???
    Isto todos os anos tem vindo a piorar.. e querem eles colocarem so declarações por net… devem estar parvos…

  15. Bom, isto de simulações está complicado.
    Tenho de fazer a entrega com o modelo G das mais valias mas a simulação com o G não existe.
    Sabem onde posso encontrar um simulador credível?

  16. Depois de meter a senha já tenho a declaração preenchida ,só que tenho também de entregar um anexo G e G1 e eles não estão lá!
    O que devo fazer?Muito obrigado a quem possa ajudar.

  17. Já enviei o meu IRS via internet, mas simulação nem vê-la; até quando?

    O ano passado, nesta altura. já sabia se ía pagar ou não e quanto.

  18. Não consigo saber se tenho que desembolsar mais dinheiro ou receber, entreguei o irs pela internet, ja foi validado pelos respetivos serviços. Quando tento consultar diz que em 2006 não existe nada. Fiz o download mas quando tento fazer a simulação so da erros.., mas eu não percebo, aquilo esta igual a que entreguei?

  19. Pelo que estou a ver este ano vai ser ano de problemas para entrega de IRS pela NET.
    Até faz lembrar a colocação dos Pofs
    E eu que até estava a pensar que isto seria o futuro (nos outros anos parece que correu melhor)
    Este ano, nem simulações podemos fazer8ou limitadas)!!!!

    E Também tenho problemas com os Anexos modelo G…
    Já agora só aparecem 3, quantos deveriam de aparecer???

    Se Alguém tiver novidades diga!

  20. Apos ter efectuado a entrega do IRS via net não consigo aceder ao Simulador 2006. Como terei de fazer? Gostava de obter um esclarecimento com as instruções para assim poder efectuar o calculo.
    Obrigado

  21. Isto é cada vez mais inacreditavel,o tal simulador mandou-me dar uma curva ” não era possivel simular …” e ainda pior “disse” depois de enviado a conta diz que eu não enviei nada (tirei um print…)…bem,sem comentários… mas isto esta de uma maneira que talvez devesse-mos importar uns talibãnszitos para os por na linha e a estes vendidos gatunos
    de milhares de lares …

  22. Caros amigos,

    Também procurei a razão porque será que era impossível fazer simulação, mas encontrei no site das declarações electrónicas um programa para fazer a simulação do IRS para 2006.

    A morada para descarregar o programa é:

    http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgci/main.jsp

    e depois basta clicar à esquerda em downloads e descarregarrem o programa segundo o vosso sistema.

    Espero que consigam.

    Abraço

  23. Não sei como, mas só está disponível na simulação do irs a folha de rosto, os modelos A, H e J. Esquecem-se que há pessoas que utilizam outros modelos (por exemplo o de Acto Isolado) que se entrega junto, e não estão disponíveis para simulação, é ridículo…

  24. MEUS AMIGOS ! …
    ANTIGAMENTE NÃO HAVIA SIMPLEX… E AS COISAS RESOLVIAM-SE. MAS AGORA ! AGORA!… TEM DE SE COMPLICAR TUDO PARA SE PODER USAR O “SIMPLEX”, SE NÃO COMO SE JUSTIFICAVA OS MILHÕES… uhm?…uhm??

  25. é uma vergonha, estou toda a manhã para conseguir entregar o irs. via electrónica e não consigo ….

    m.manuela carvalho

  26. Lamento que pessoas mal formadas, malcriadas e que não percebem nada do que estão a falar mandem bitaites sobre o IRS e, pior, insultem trabalhadores, como eu, sobre aquilo que não sabem. Pessoas de baixo nivel, que nem mereciam resposta (susana, helena,cristina,paulo ….)mas como haverá pessoas honestas a lerem estes comentários cá vai:
    O sistema informática está ao serviço de todos os contribuintes e envolveu um grande esforço de trabalhadores dos impostos cujo lema é servir (para isso são pagos)O sistema tem funcionado com grande eficiência (para quem sabe…) O simulador está disponivel para quem quer entregar via internet ou não… A simulação do Anexo B está disponivel desde que começou o prazo de entraga (16 de Abril) e claro que não antes (como a Dª Vanda quer)
    As quebras momentaneas do site são exactamente iguais às da Microsoft, Sapo, este site etc. Assim por favor limitem-se a falar daquilo que percebem e quando tiverem duvidas quanto a questões que não dominem perguntem a quem sabe. Sr. Paulo Carmo não sei quem aerá filho de … mas de certeza que não sou menos honesto que o senhor.Para todos os que tenham duvidas e dentro dos meus conhecimentos tentarei responder

  27. O J. Ribeiro deixou aqui um comentário que responde com elevação a comentários menos cordatos que por aqui vêm sendo publicados.
    Espero que sirva de inspiração a quem vier justamente apresentar aqui as suas críticas e queixas perante problemas identificados com o serviço prestado pelas Finanças.
    Cumprimentos.

  28. Caro J. Ribeiro, agradecendo a sua disponibilidade talvez saiba porque é que após o preenchimento do irs correspondente a 2006 a simulação não é possível e aparece a indicação de “simulação indisponível para anos anteriores”???
    Obrigado.

  29. [E verdade Sr. J. Ribeiro, afinal estamos em Portugal, a maioria das pessoas fala do que n]ao sabe, ou entao ouviu dizer.
    Devo dizer que envio mais de 500 irs pela Net e n]ao tiver problemas, a n]ao ser as quebras normais do sistema, e a simulaç]ao de IRS ofline esta disponivel h[a muito tempo.

    Cumprimentos,

  30. Prezado J.Ribeiro:
    Apreciei a forma directa, objectiva e de alguma indignação, que emprestou ao seu comentário,que espero seja motivada, apenas, pela consciência e valores éticos de cidadania, mas concordará que quando se trata de impostos, qualquer cidadão cumpridor, fica de pé atrás,pois é sabido que a máquina fiscal é lesta, presunçosa e, porque não dize-lo,”inversamente eficiente” no processo “esclarecer-cobrar”,para aqueles que de alguma forma não têm como fujir às suas obrigações fiscais. Feito este desabafo, agradecia, caso saiba, qual a razão porque o simulador da dgci associado às declarações electrónicas,não permite a quem entrega o anexo B,simular nas duas opções (sim ou não)associadas à rubrica “Opção pela aplicação das regras da categoria A”, já que uma escolha é mais vantajosa do que outra.Qual será a razão objectiva desta “desinformação”?…

    Cumprimentos.

  31. Faço minhas as palavras de M Gonçalves. Quem entrega o anexo B e também tem trabalho dependente da categoria A não consegue simular caso opte pela tributação para a categoria A. Somente pode simular a opção de tributação pelo regime simplificado. É sabido que, no passado, a tributação quer acima quer abaixo de certos valores, podia ser significativamente penalizante para o contrinuinte. A J. Ribeiro ou alguém que saiba onde simular pela categoria A, obrigado.

  32. Este J. Ribeiro deve julgar q vive na Noruega…
    Onde é que já se viu esta treta deste simulador… é mais complicado que um simulador de voo para um piloto. Para ti deve ser muito fácil, agora pensa nas pessoas menos habituadas a estes sistemas. Assim não conseguem tirar as pessoas das repartições não…
    Eu tenho realmente uma senha e consigo simular, após ter perdido 20 minutos de volta de uma coisa que devia ser bem simples. Acontece que queria simular o irs de uns amigos que entregam juntos. como so tenho uma senha nao consigo. Este sistema é bom só se for para ti, que deves ter um trabalho de ganhar bem e sair cedo.

  33. Gostaria de perguntar a alguem que saiba, como se pode fazer uma correcção ao Mod. 3 anexo A depois de entregue já tentei por diversas formas e vai-me sempre parar a uma fraze a “declaração está entregue validada e sem erros”.
    Já com a declaração entregue tambem gostava de fazer a simulação para saber se tenho de pagar ou receber, mas tambem não consigo.
    Caso me possam esclarecer agradecia
    Mário Lameirão

  34. Caro Mário.

    Como pretende alterar a sua declaração de IRS, deverá ir às declarações electrónicas, opção contribuintes, e apresentar uma nova declaração do ano de 2006, indicando que é uma “declaração de substituição” no campo 4 da declaração Mod. 3 – rosto. De seguida deve preencher a declaração igual à 1ª declaração do ano mais as alterações efectuadas. Tem que apresentar todos os anexos, apesar de so alterar o anexo A. Se esta declaração é da 2ª fase, ainda está dentro do prazo(até 25 de Maio) se é da 1ª fase, poderá estar sujeito a uma coima de 125€ (depende do tipo de alteração efectuada)mas acho que antes de efectuar a alteração deve telefonar para um serviço de finanças( http://www.dgci.min-financas.pt/pt/dgci/contactos_servicos/enderecos_contactos/ ) e saber se vai pagar coima ou não.

  35. Estamos em Maio e o problema não é fazer o doenload instalá-lo e correr o programa. É que quando se vai fazer a simulação, ele diz: “A simulação nãoo está disponível para anos anteriores”!!!!!!!!!
    Não há palavras. Além de outras incorrecções.

  36. Estava esperançada, pois pensei que finalmente alguém iria responder à minha grande dúvida sobre a “Opção pela aplicação das regras da categoria A

  37. Viva. O problema é que a resposta é complexa e depende de cada caso.

    Se puder tente espreitar o guia fiscal da deco-proteste onde se apresentam alguns cenários (ou outro do género). Pode ser que algum se lhe ajuste.
    Cumprimentos.

  38. socrates nao é engenheiro tem desculpa ele e os capangas dele sao um cambada de ignobeis e ignorantes e depois metem estes sites da treta que nem abill gates consegue decifrar vao se retratar seus burros

  39. Exactamente o que atrás está dito!!!
    perfeita vergonha!!

    Então para que nos atribuiram senha? àqueles que não a pediram?
    Paara que serve?
    Tratar de coisas com o estado via internet, não será prático nos próximos anos, quase de certeza.

    Comigo não contam…

Deixar uma resposta