Hora Inverno

Mudança para Hora de Inverno 2022

Com o aproximar do final do mês de outubro perspetiva-se a mudança para a hora de inverno do ano de 2022.

Com o objetivo fundamental de permitir um uso mais eficiente da luz e calor natural, reduzindo o consumo energético, todos os anos desde há várias décadas se procede a esta mudança onde durante cinco meses vigora a hora de inverno e durante sete meses vigora a hora de verão.

Detalhes da Mudança para Hora de Inverno 2022

No caso concreto do ano de 2022, a mudança para a hora de inverno ocorrerá no dia 30 de outubro, na madrugada de sábado para domingo. A mudança concretizar-se-á atrasando o relógio das 2 da manhã para a uma da manhã. Isto em Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira.

Hora Inverno
Hora Inverno

No Arquipélago dos Açores, onde se utiliza o horário UTC-1 a mudança ocorre quando os relógios chegarem à uma da manhã, atrasando-se os mesmos para a meia-noite.

Por troca desta hora a mais para dormir neste dia, o dia começará mais cedo em termos solares – será mais escuro de manhã – e terminará também mais cedo, aproveitando ao máximo os dias mais curtos que continuarão a encurtar até a chega do inverno no solstício de inverno a 21 de dezembro. Por essa altura ficarão a faltar sensivelmente três meses até a hora de verão regressar, o que ocorrerá a 26 de março de 2023.

Calendário para a Mudança de hora entre 2023 e 2026

Quem quiser desde já tomar nota das mudanças de hora até 2026 poderá seguir o que ficou definido no Jornal Oficial nº C 147 de 27/04/2021 p. 0001 – 0001

  • 2023: domingo 26 de Março e domingo 29 de Outubro,
  • 2024: domingo 31 de Março e domingo 27 de Outubro,
  • 2025: domingo 30 de Março e domingo 26 de Outubro,
  • 2026: domingo 29 de Março e domingo 25 de Outubro.

Pode encontra mais informação sobre este tema no OAL.

70 comentários

      1. Tem muita razão! E não é para poupança nenhuma, muito pelo contrário, no inverno nos dias chuvosos, acende-se a luz a meio da tarde, as crianças saem da escola de noite, também não é por este motivo, como tanto se apregoa.

        1. Sem dúvida, não passa de um absurdo se de manhã á mais claridade às 5 horas da tarde já é de noite e temos de acender as luzes mais cedo 😥

        2. Acho que a hora agora que dizem ser de inverno, e’a natural. Por isso deveria ser para sempre. Nada de hora de verao. E’ em marco na mudanca que ha interesses politicos.

      2. Qual lei. Regular apenas o relógio astronômico, com o relógio biologico. São coisas de cientistas não de politicos. Claro que as economias sentem a mudança. Mas a principal razão são as pessoas.

    1. Desde que me conheço, há mudanças horárias e não vejo onde está o mal nisso, nunca vi ninguém em sufrimento por causa disso, deixem-se de estupidez e preocupem-se com coisas que realmente afetam a vida das pessoas.

      1. Totalmente de acordo. Guerras, doenças, pobreza, homicídios, suicídio…isto é preocupante? Nao!! Preocupante mesmo é serem 2h da manhã e ter de acertar o relógio para a 1h… Haja paciência.

        1. Caros,
          Réspeitemos a tradição histórica humana, que nos envolve á milhões de anos.
          Como o Zodíaco á ciências biológicas e exactas, evolutivas de nossos tempos, desde o início da era do homo sapiens á actualidade, não obstante eu respeitar o vosso ponto de vista e opiniões.

      2. Isso julga voce…sabe que faz transtornos Psicológicos aos mais velhos..aos nossos idosos…o periodo noturno é horrível para muitos…alterações de humor, personalidade…informar se seria bom
        …boa noite

      3. Estupidez como citou e bem é para quem governa? Quem ganha com este horário em tempo de crise energética é o governo , mais luz acessa mais tempo se tivéssemos políticos correctos , o horário que teríamos seria o de verão igual ao nosso país aqui ao lado , isso sim economicamente mais viável, parte administrativa encerrava toda a mesma hora , as crianças saiam de facto de noite aclarar , mas chegavam a casa a ficar noite , completamente diferente de saírem da escola breu. Experimentem a colocar mais 1 hora fictícia às 17:30 como fosse já 18:30 hora de saída das escolas e vejam a diferença , do que vai acontecer no fim do mês, para além da poupança real de luz .

      4. E aprender a escrever, dava imenso jeito.
        A estupidez reina em Portugal quando se trata de expressão escrita, o povo português entretém-se com demasiadas novelas, futebol e concursos sem falar ao fim-de-semana com a imensa falta de cultura em eventos televisivos, os quais servem para desviar as atenções do imediato.

    2. A hora solar e’ a que vai entrar agora.Esta hora e’ que tem de vigorar para sempre. Chamam de inverno.
      Vcs falam dos politicos, mas e’ na hora de verao em marco que existem muitos interesses politicos.
      Em marco a hora e’ vendida para enriquecer o sistema . Abram o olho e retifiquem vosso entendimento.

    3. Estúpido é quem não percebe que o Sol fica igual… portanto o que preferia, que no verão os dias começassem às 3~4 da manhã ?

  1. Nao digam disparates. Não há uma hora de inverno!
    Há a hora de verão e a hora normal. O que foi criado foi o adiantamento da hora nos meses de verao. Se acaberem com isso, ficaremos sempre no que voces chamam de ‘hora de inverno’

    Jornal Oficial nº C 147 de 27/04/2021 p. 0001 – 0001

    Nos anos de 2022 a 2026, inclusivé, o início e o termo do período da hora de Verão são fixados, respectivamente, nas datas seguintes, à 1 hora da manhã, tempo universal:

    2022: domingo 27 de Março e domingo 30 de Outubro,
    2023: domingo 26 de Março e domingo 29 de Outubro,
    2024: domingo 31 de Março e domingo 27 de Outubro,
    2025: domingo 30 de Março e domingo 26 de Outubro,
    2026: domingo 29 de Março e domingo 25 de Outubro.

  2. Sim é uma estupidez a mudança da hora em outubro.Na minha opinião e a de todas as pessoas com quem convivo acham deveriamos ficar com a hora de verão, pois não conseguimos perceber quais as vantagens com a mudança da hora de verão para o inverno.Falam em poupança energética com a mudança da hora , não vejo como, pois ,em novembro por volta das 17h já há necessidade de ligar as luzes de casa e as das ruas .

      1. Só quem não tem crianças e gosta de esbanjar dinheiro em Electricidade é que pode defender que anoiteça às 17h00, seja a hora natural que não seja. As alterações são feitas para melhorar a vida das pessoas, se melhorar significar manter a hora de verão é isso que interessa, o resto é pura ignorância. As mudanças existem para serem feitas. A justificação do a ser é manter o que sempre, foi, de fundamento vale ser. Com esse tipo de abordagem ainda hoje andávamos a pé, viviamos em barracas e trocavamos géneros. Cumprimentos.

    1. Hora atual que chamam de verao NUNCA.
      A hora solar, natural e’ a que vai entrar em outubro, final do mes. Esta e’ a verdadeira hora. Para sempre.
      Mas em marco aumentam 1h. Aqui esta’ a mafia e seus interesses em aumentar. Muito dinheiro em jogo, uma pilantragem em subir a hora.
      Entenderam ? Nao confundam!

    2. A hora solar e’ a que vai entrar agora.Esta hora e’ que tem de vigorar para sempre. Chamam de inverno.
      Vcs falam dos politicos, mas e’ na hora de verao em marco que existem muitos interesses politicos.
      Em marco a hora e’ vendida para enriquecer o sistema . Abram o olho e retifiquem vosso entendimento.

    3. Sempre foi assim e acho que nunca vai mudar é uma coisa que já é do antigamente em Inglaterra muda a hora ⏰ no mesmo dia que em Portugal 🇵🇹 estamos sempre de par em par

  3. Partilho da mesma opinião..A hora deveria ser sempre a mesma porque mesmo atrasando agora os relógios iremos ter sempre necessidade de ligar as luzes ..a poupança de energia é quase nula

    1. Estao a baralhar tudo.
      A hora deve ser a chamada de inverno para toda a vida, e’ahora solar.
      Esta hora de verao atual serve para muitos interesses desde marco, por isso nunca mais hora de verao, em marco. Tem gente ganhando com o aumento da hora em marco. Aqui sempre houve mafia.

  4. Para mim também ficava como está, até para os miúdos este horário é bem melhor entram na escola de dia e saiem de dia da escola

    1. Como é possível as dizerem babuzeirasdessas só pensam no vosso umbigo e não pensam nas crianças que têm de ir para a escola que têm de se levantar muito cedo. Eu apóio este sistema .

      1. Sr.jose não percebi a sua lógica. As crianças teem de se levantar mais cedo? O dia tem o mesmo número de horas não desaparecem nem ganham mais horas. As crianças dormem as mesmas horas…..

    1. Olá sou Maria Sousa infelizmente o Brasil parou com essa besteira porque aqui também não acaba com isso pra mim isso não resolva nada

  5. É a coisa mais estupida que temos a mudanca de hora, tinha se falada e penso que tinha saido em diário da república em 2019, mas não tenho a serteza, que em 2022 a hora não ia mudar, no inverno ficavamos com o horário de verão.
    Politicos de merda só fazem o que lhes apetece.

    1. Poupança de energia como argumento é uma das mais fúteis mentiras do governo, porque a mudança faz perder milhões em energia nas empresas e particulares. Foi uma jogada de mestre do governo de Guterres para enriquecer a Edp e os chineses. É uma BURLA à Portuguesa com o psd a ver e não fazer nada.

    2. Nao amigo vcs estao trocando tudo.
      Este horario qye vau entrarque dizen de inverno, este e’ o horario normal, solar. Entao este seria o horario pra ficar sempre. Acabar con a hora de verao, pois em marco e’ que ha’ muitos interesses politicos.
      Rsumindo: o horario de inverno qye vai entrar este domingo, deve ser o horario definitivo. Para resto da vida de todos.

    3. Hora atual que chamam de verao NUNCA.
      A hora solar, natural e’ a que vai entrar em outubro, final do mes. Esta e’ a verdadeira hora. Para sempre.
      Mas em marco aumentam 1h. Aqui esta’ a mafia e seus interesses em aumentar. Muito dinheiro em jogo, uma pilantragem em subir a hora.
      Entenderam ? Nao confundam!

      1. No local onde se encontra Portugal a hora solar é cerca das 12:30, ou seja quer seja a hora de Verão quer seja a hora normal estamos a 30 minutos da hora solar. Se há sitio onde a mudança de hora faz mais sentido é exatamente em Portugal…

  6. Os nossos governantes são os mais “inteligentes” da Europa! Os Nossos Vizinhos de Espanha, aqui ao nosso lado, ainda não “descobriram” a melhor forma de poupar energia! Será que o António ainda nada disse? Estamos condenados à cauda da Europa e à posição de pedintes. A mudança de hora é maior aberração e estupidez de poupança de energia. Ainda pôr cima afirmam que estão a preveligiar as crianças! Em Espanha torturam?

  7. Isto é grave li os comentários o estado quer poupar energia só uma medida de resolver este problema Penso que já há países a fazer empresas a trabalhar a luz dia, mas em Portugal continua as empresas trabalhar 24 horas por dia, automaticamente Há perdas de energia estronomicas, ao dizer isto algumas pensa o que escrevi vão chamar-me lunático, porque economia é Ganânciosa por que pode provocar o Holocausto , por experiência própria

  8. Concordo plenamente o Sr Costa deveria exprementar manter o horário de verão a ver se gasta ou poupa mais energia um só ano para depois decidir

  9. É a maior mentira que o estado Português encenou para dar lucros há EDP.
    Façam só esta conta 8 horas da manhã e praticamente sai tudo de casa ficando poucos equipamentos a funcionar começando a regressar por volta das 17 horas com os miudos das escolas como já e escuro toca a liguar todo ..
    Quem ganha ? Facil de ver não

  10. Continua a palhaçada!
    Por um lado com a crise energética está tudo a mandar poupar.
    Por outro reduz-se o periodo de luz em horário laboral para que se utilize mais energia desnecessariamente!
    Cabecinhas pensadoras da UE decidam-se!
    Até crianças em idade escolar percebem isto.

    1. A hora que é normal é a que chamamos de inverno. A não ter mudança ficaríamos com a hora de inverno. Se é por causa da iluminação, esse gasto é muito pouco em relação a todos os electrodomésticos , como sejam frigorífico, fogão, cafeteira, torradeira, máquinas de roupa e loiça,aspirador, ferro de engomar, secador de cabelo etc etc e aquecimento principalmente.
      Convém usar todas as lâmpadas led. A iluminação será reduzida .

  11. A não haver mudanças de horário ficaríamos com o horário de inverno e não de verão!
    E se ficasse em vigor apenas o horário de verão, nos meses de inverno teríamos o nascer do sol muito perto das 9 da manhã, não se esqueçam disso…

  12. Falam em poupança energética, até querem desligar os piscas de Natal para louvar energia e agora vão alterar a hora .
    Ou seja irá ficar mais cedo de noite mais luz pública iram gastar .
    Deveria ser sempre este horário era bom para todos .

  13. Ola ,apenas digo que quem pode alterar a lei,nao tem necessidade de ir para transportes já de noite ,porque tem motoristas privados todas as regalias ao nivel de consumos energéticos e muitos mais benefícios..
    Isto deveria ir a uma petição pública e a lei mais votada seria aprovada

  14. Portugal continua atrasado até na hora, na Europa da cee creio que somos os únicos com este sistema de hora, somos nós e os ingleses mas esses não admira querem ser diferentes em tudo, razão porque saíram da cee, mas na minha modesta opinião não faz sentido nenhum está dança da hora.

  15. Concordo que não se devia mudar o horário… Ficar sim com o Horário de Verão poupava-se luz e as crianças não saiam de casa ainda escuro e tempo chuvoso. O Governo só pensam nas pessoas quanto chega a altura dos votos.. É triste termos um governo só pensam neles. Infelizmente é o que nós podem dar.

  16. Afinal a minha geração deve ser uma porcaria, ( nasci bem depois do 25 de abril , supostamente posso dizer tudo como os malucos ) , será que ninguém consegue pensar pela própria cabeça, cada um têm a sua opinião , mas amarelo é amarelo e 2 + 2 = 4 .

    Seja o horário solar o verão ou inverno o que é válido é a económica .

    1°Se somos União Europeia , todos devíamos ter o mesmo fuso horário ( já experimentaram ligar para apoios , manutenções entre outros que estejam ligados ao exterior onde dizem , o horário de funcionamento encerrou é das 8 às 17 , em Portugal seria 18 horas . principalmente no ramo automóvel) Se todos tivéssemos o mesmo horário funcionava tudo supostamente melhor .

    2° Horário que se devia manter , para mim Horário de Verão da Alemanha, Espanha, França ….

    3° A tanga do ai Jesus às crianças vão para a escola de noite e mudamos a hora ! O que É melhor , sair de noite a aclarar , sabendo que os meses mais escuros serão novembro e dezembro e depois volta a aumentar os dias e vir para casa ainda de dia ou começar a escurecer ?
    Na versão governo é melhor sair de dia e sair da escola breu .

    3° Com a crise energética façam o seguinte , quando saírem de casa coloquem o horário virtual na vossa cabeça da Alemanha mais uma 1 e vivam 24 horas do dia assim e depois tirem as vossas conclusões .

    4° Mais uma vez quem ganha nisto tudo é o governo directamente com.os impostos , dado que todos , quando saímos de casa pelo horário do Costismo obrigada a ter a luz acessa , quando chegarmos a casa às 18 horas , luz ligada será .

    5° Uma boa parte dos portugueses é reformado , acham que vão acordar às 6 da manhã porque começa a clarear para fazer a lida da casa ? Quantas horas efetivas uma pessoa usufrui nesta situação de claridade sem acender a luz . Das 6 às 9 horas , são 3 horas que se perdem , claridade efetiva das 9 às 17:30 / 18:00 , se fosse no outro horário séria das 9 às 18:30 / 19 horas que depois começa a clarear , Onde está a poupança ?
    A poupança seria no horário de verão da França , grande parte do comércio abre entre as 8:30 e encerra às 19 horas , teria de acender luzes por volta das 18 horas , assim uma hora antes , poupança onde está ?

    Conclusão a minha geração ficou à sombra daqueles que fizeram o 25 de Abril e que nada faz para mudar, Só sonos gente para esta corja , no dia que votamos .

    Não existe interesse do governo português em fazer alteração , deixava de receber mais impostos à conta da desgraça do povinho que é obrigado a ter luz para viver e que criou um decreto de Lei 33/2022 de aumento da energia conhecido como MIBEL , por isso temos de agradecer ao Sr. Costa por este bónus no aumento mensal da luz e gás.

    A alteração de fuso horário , não gastava dinheiro ao estado , bastava vontade política .

    1. A maior fatia da eletricidade não é gasta pelo comércio, mas sim pela industria… E essa arranca bem antes das 9 da manha.
      Outra razão está relacionada com os “picos de consumo” durante a manha.
      Se toda a união europeia ficasse com o mesmo fuso horário não iria ser com o horário de verão da europa central de certeza absoluta… Porque se assim fosse os da europa de leste, no inverno, teriam o anoitecer antes das 3 da tarde…

      1. Jovem, não sabe ler?
        O que foi criado alem do normal foi a hora de verão, que foi criada para ‘poupar energia’, razão que já não se justifica.
        A haver algo a eliminar, será a hora de verao, nao a hora normal

        1. Se tivesse um pouco mais de atenção antes de mandar postas de pescada, percebia que estou a responder ao Ricardo Marques, e que sou a favor de manter como está…

    2. Deves ser muito novo e não te lembras que Portugal já teve a hora igual à Europa com o mesmo argumento… Resultado: O dia nascia às 9:30~10:00 no início do inverno.. Evidentemente essa ideia estúpida foi.

      Horário de Verão da Europa… então o que queres é que a Europa mude a hora para a nossa hora e não o contrário …

      Mudas a hora por causa do equinócio … está atento lá para o dia 21 de Dezembro e depois diz se o que falas faz sentido

  17. Ok mas a pessoas não são tão malucas pelo o que entendo o homem só fez asneiras ganância poder egoísta ,não pensou na mãe natureza agora e está o clima que vai ainda piorar, calor agrresivo, falta de água poeiras e muito mais.

  18. O melhor exemplo , agora são 18:24 , hora de saída de grande parte dos alunos em Portugal , hoje mesmo com chuva está claro é possível ter alguma claridade , se fosse o horário de verão espanhol seriam 19:24 , grande parte dos alunos estava a chegar a casa , era dia , no final do mês com o novo horário será noite breu , onde fica a poupança ?????

    1. A poupança nos tempos que correm é no horário de verão Espanhol , francês , alemão … Isso sim termos o mesmo horário , mais claridade e Mais poupança

  19. Bem se o curso superior não me fez nada , ainda me ensinou a escrever valha-me Deus …. O pseudo sabedor vai pelo rebanho só têm que seguir o alpha sem ideias próprias , quando lhes faltam argumentos as pessoas são analfabetos , deve haver muitas 4 classes melhor que muitas licenciaturas …. A julgar por si , poderia dizer o mesmo, santa ignorância não fazer contas ou melhor analisar ter o trabalho de analisar economicamente as vantagens e em termos de claridade dia efectivo …., Mas ainda bem que existem várias opiniões , se só existe o preto e o PS este mundo seria um tédio ….

  20. Mais valia que o seu curso superior ensinasse a escrever ‘alfa’, os meus dois, ensinaram-me 🙂

    Os mesmos ‘especialistas’ que propuseram criar a ‘hora de verao’ são os mesmos que agora defendem a sua extinção.
    Se os ‘especialistas ‘ perderam o seu tempo a analisar todos os aspectos, é a opinião deles que conta, não de qualquer comentador de sofá, com a quarta classe ou não

  21. Bem se não sabes o que significa Alpha , problema teu , escrevo assim exactamente , como facto e outras palavras … Alpha é o mesmo que a tua alfa em português lol.
    Pelos comentários aqui , os teus dois, não devem ter sido suficientes para tirar essas frustrações , deve haver algum complexo de inferioridade , pela arrogância como se escreve 1000 vezes comentador de sofá com ensino superior de que frustrado , mal educado e provavelmente de muito mal com a vida , acho muito feio o facto de menosprezar a 4 classe de tantos portugueses principalmente os nossos mais velhos .
    Só por ai demonstra o tipo de pessoa que deve ser, muito mal formado .
    Estes espaços São para opiniões , diversas claro , mas deveria ser com educação mesmo opostas às nossas ….

  22. Ui…arrogante, mal formado, frustrado..
    Ena, tantos insultos.. e depois o mal educado sou eu..
    Realmente formação superior não dá educação…
    É agora que me despeço, com amizade.. para não descer ao mesmo nivel e mandá-lo f…

  23. Se tivesse um pouco mais de atenção antes de mandar postas de pescada, percebia que estou a responder ao Ricardo Marques, e que sou a favor de manter como está…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *