Exportações e importações de bens aceleram com maior equilíbrio face ao início de 2022

O INE revelou as estimativas rápidas para o comércio internacional referentes aos 2º trimestre de 2022 e as notícias são positivas. De facto, as exportações e importações de bens aceleram com maior equilíbrio face ao início de 2022.

No 2º trimestre, as exportações de bens aumentaram 31,2% enquanto as importações cresceram 39,4% sempre comparando com idêntico trimestre de 2021. Estes valores representam uma ligeira aceleração para as importações que havia crescido 36,8% em termos homólogos no 1º trimestre, mas representam principalmente uma grande aceleração das exportações que haviam aumentado 18,0% ente janeiro e março de 2022 face a janeiro de março de 2022.

É certo que a balança comercial se degradou – o que sucede sempre que as importações crescem mais do que as exportações – mas a situação é agora mais equilibrada e num patamar mais elevado.

O processo inflacionista há-de estar a ter algum impacto nos valores transacionados, mas haverá também certamente um efeito de volume. Estes detalhes só serão revelados a 9 de agosto de 2022 quando o INE estiver em condições de incorporar mais informação que se encontra a recolher.

Fonte: INE
Fonte: INE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *