Sítio para pedir agendamento da vacina para o COVID-19

Na penúltima semana de abril de 2021 foi divulgado o sítio para pedir agendamento da vacina para o COVID-19.

No momento em que atualizamos este artigo (14 de maio de 2021) já se podem inscrever os que têm 55 ou mais anos. Têm assim a possibilidade de procederem ao agendamento da primeira toma da vacina de proteção contra o COVID-19.

 

Pedir agendamento da vacina para o COVID-19

O processo de agendamento é simples e deve ser efetuado no sítio https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/ , um sítio gerido pelo Serviço Nacional de Saúde.

As instruções resumem-se a três passos sendo que, como já indicámos, nesta fase, se destinam apenas a quem já completou os 65 anos de idade e quer agendar a primeira toma ou inoculação da vacina.

1. Selecione o local e a data para vacinação mais conveniente para si.

2. Será contactado por SMS pelo número 2424 com mais indicações.

3. No dia agendado, desloque-se até ao local de vacinação escolhido, na hora indicada.

Formulários online

O primeiro dado que lhe será pedido será a idade devendo escolher o dia, mês e ano adequado na caixa de contacto disponibilizada para o efeito. Confirmada a elegibilidade por via da idade, a aplicação avança automáticamente um outro menu onde irá ser pedido que complete uma formulário muito simples onde se irá pedir informação sobre:

  • Número de Utente do Serviço Nacional de Saúde (disponível na parte de trás do Cartão do Cidadão)
  • Nome completo
  • Data de nascimento (é pedido novamente)

No ecran seguinte será então possível indicar a localização pretendida, momento de disponibilidade por parte do utente para receber a vacina e a confirmação do contacto.

Aí, nesse encran, encontrará um formulário onde lhe será pedido para indicar:

O seu local de vacinação de entra as opções que forem surgindo após indicar o Distrito e o Concelho (Distrito / Concelho / Local de vacinação)

Será ainda pedido:

  • Número de identificação fiscal (NIF)
  • Nacionalidade

Será ainda pedido para indicar e confirmar um contacto telefónico associado ao registo do utente.

Como indicado previamente, o utente deverá então aguardar contacto por SMS.

Irá receber uma mensagem identificada com o número 2424 com as indicações que deverá seguir, nomeadamente pedindo-lhe resposta.

 

Em suma

– Selecione o local e a data para vacinação mais conveniente para si.
– Será contactado por SMS pelo número 2424 com o horário de agendamento.
– Responda à SMS seguindo as instruções. Se responder “SIM”, o seu agendamento fica confirmado. Caso não responda à SMS, se responder fora do prazo ou se a sua resposta for “NAO” ao agendamento, o seu pedido fica sem efeito. Para efetuar um novo agendamento, deve aguardar até 72h e realizar, mais uma vez, o mesmo processo de pedido de agendamento.
– No dia anterior ao dia da vacinação, irá receber uma nova SMS para recordar a convocatória.
– No dia agendado, desloque-se até ao local de vacinação escolhido, na hora indicada.

 

Quando tento agendar dá erro

Convém sublinhar que os utentes que tenham estado já incluídos na primeira fase de vacinação e que por algum motivo não tenham recebido a primeira vacina não deverão conseguir proceder ao agendamento por esta via. Pode também acontecer que o utente não se tenha sequer apercebido que já devia ter recebido a vacina na primeira fase e agora seja surpreendido pela incapacidade de fazer este agendamento.

Temos relatos de utentes já elegíveis na primeira fase de vacinação que acreditavam ter os contactos telefónicos atualizados junto do Serviço Nacional de Saúde mas que, por algum motivo, os responsáveis pela sua chamada não conseguiram aceder a esses contactos, tendo os utentes ficado por vacinar. Recomenda-se assim o esforço dos utentes em contactarem diretamente o Centro de Saúde ou a própria linha SNS24:  808 24 24 24 procurando esclarecimento e apoio.

Se as recomendações sobre como lidar com esta situação forem clarificadas, alteraremos o texto para as considerar. de momento, é a melhor informação que temos sobre este possível erro que alguns utentes poderão encontrar. O sistema ao gerar o erro não dá qualquer indicação adicional sobre como proceder.

Naturalmente os utentes que não tenham ainda 65 anos também não conseguirão proceder ao agendamento.

Não deixe de ler todos os artigos sobre o COVID-19 que temos publicado, muitos deles destacando perguntas e respostas sobre algumas das medidas mais emblemáticas.

 

5 comentários em “Sítio para pedir agendamento da vacina para o COVID-19”

  1. E quem não se inscrever ? O que acontece ?
    Vão deixar de telefonar às pessoas, como o têm feito até aqui ?
    Gostaria de obter resposta à minha questão, para saber se hei – de ou não inscrever minha esposa, uma vez que eu com a mesma idade (71 anos) já tomei a primeira dose, e ela ainda não foi chamada.

    Responder
    • Se puder inscrever, é o ideal. Aumenta a probabilidade de receber mais depressa a vacina. Mas existirão outros métodos de contacto que podem ser mais ou menos eficazes consoante o centro de saúde e a informação de contacto em sistema.

      Responder
  2. Talvez possa ser assim ! Não direi que não. Mas…….. tenho algumas dúvidas, que não possa “atrofiar” o sistema.
    Por exemplo, se determinado Centro de Saude, continuar a fazer o que tem vindo a fazer, e bem feito, convocar as pessoas para determinado dia, à hora indicada para cada pessoa, se entretanto vier a “avalaqnche” de marcações por internet, satisfazendo os desejos de cada um, como se pode contentar a todos ????
    Concerteza, direi eu, não sei, irão deixar outros para trás, só para atender aqueles que estão a aparecer por inscrição ?

    Responder

Deixar uma resposta