Hora Inverno

Haverá mudança para a Hora de Inverno em 2021?

A mudança para a hora de Inverno 2021 ocorrerá no dia 31 de outubro de 2021 que, como é regra, coincide com o último domingo do mês de outubro. Na prática, o ano de 2021 contou assim com a hora de verão até ao último dia possível de acordo com a convenção em vigor.

Formalmente, esta mudança terá ainda de ser aprovado pelo governo havendo a hipótese que nos parece muito remota de tal não vir a acontecer. Na realidade, a legislação ainda em vigor determinava a mudança de hora até à última mudança para a hora de verão ocorrida a 28 de março de 2021. Para que continue a ocorrer a existência de sensivelmente sete meses de hora de verão e cinco meses de hora de inverno terá de haver uma decisão nacional ao nível do governo.

Recorde-se que no espaço europeu tem estado em discussão a manutenção ou não deste regime de mudança de hora havendo argumentos a favor e contra ambas as opções.

A Comissão Europeia, secundada pela aprovação do Parlamento Europeu, defendem o fim da mudança de hora ficando ao critério de cada país saber se preferem manter-se na hora de verão ou na hora de inverno, em permanência. Contudo, esta obrigação não é vinculativa e o atual primeiro-ministro portugues defendeu, em 2019, que em Portugal continuaria a haver alternância de fusos horários.

A manter-se esta decisão, no próximo dia 31 de outubro, quando forem duas horas da manhã, os relógios deverão ser atrasados em 60 minutos voltando à uma da manhã.

Sensivelmente, cinco meses depois, a 27 de março, deverá ocorrer a mudança para o horário de verão de 2022. Pode aceder a mais informação sobre a hora no Observatório Astronómico de Lisboa.

Hora Inverno
Hora Inverno

2 comentários

  1. Dependemos sempre da visão de quem está no poder. Eu julgo que a hora de verão é que devia estar sempre em vigor. Deixemo-nos de mudanças. Viva a hora de Verão Sempre.

  2. Considerando que a hora de inverno, é a mais próxima da hora real do sol, (vejamos isso pelo relógio de sol). O que interessa termos sol até ás 21,30 horas de verão, se até ás 20,30, é uma belíssima hora de se pôr o sol, se o mesmo fosse fixado pela hora de inverno! Por outro lado, pela hora de inverno, ás 6,00 h, já é perto de ser dia. No entanto pela hora de inverno, ás 18,00 h já é noite, mas isso acontece durante praticamente durante 2 meses e meio, (outubro, novembro e parte de dezembro), já que em dezembro já acontece o solstício da primavera, (21/22 de dezembro), e aí os dias já estão a crescer novamente.
    Viva a hora de inverno para sempre, é seguir o relógio de sol em relação ao horário que nos guia, que mesmo assim essa hora ainda está 1,00 h adiantada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.