Calculadora Oficial: Como se compara o seu rendimento com o de outros?

A Comissão Europeia através do seu departamento de estatísticas, o Eurostat, desenvolveu uma calculadora tendo por base dados oficial que permite comparar o rendimento de cada agregado familiar com o dos restantes agregados num dado país da União Europeia. Pode também comparar face à média da Zona Euro ou da União Europeia.

Há ainda dados para alguns países que têm fortes relações comerciais com a União Europeia (Suiça, Noruega, entre outros).

Esta calculadora foi lançada em julho de 2021 e está disponível em inglês, francês e alemão (mas o uso é simples, não deixe que a ausência do português o demova).

 

Calculadora Oficial: Como se compara o seu rendimento

Esta calculadora oficial que responde a como se compara o seu rendimento com o de outros, apenas lhe pede que indique o seu rendimento líquido mensualizado.

Para chegar a este valor, o ideal é somar todos os rendimentos líquidos de impostos obtidos ao longo do ano, de todas as fontes de rendimento. Seja do trabalho, sejam rendimentos de capital, rendimentos prediais. Se for assalariado junto o subsídio de férias e de natal ao bolo. Junte também o reembolso do IRS se constuma recebê-lo. Obtido esse valor global para o ano divida por 12.

Será esse valor final que deverá indicar na calculadora oficial “Como se compara o meu rendimento com dos outros”.

O que acontece a seguir é que o seu rendimento é comparado com todos os rendimentos dos agregados familiares desse país, ordenados hierarquicamente e ser-lhe-á dito em que decil se localiza. Ou por outras palavras, ser-lhe-á dito qual a percentagem aproximada de agregados que estão localizados num apatamar superior àquele a que corresponde o seu rendimento. Se estiver entre os 10% que mais recebem será essa a indicação que lhe será dada.

Poderá, como dissemos em cima, escolher com que população se quer comparar. Será possível, por exemplo, constatar que está numa posição relativa muito diferente conforme se compare com Portugal ou com o Luxemburgo.

Clique para aceder.

 

Supreeendido com os resultados?

Este exercício é especialmente útil porque ajuda, por via de números oficiais, a confirmar ou surpreender as pessoas face à posição relativa que ocupam entre a população em que habitam, em termos de rendimentos.
A verdade é que muitos de nós temos uma visão muito enviesada sobre a estrutura de rendimentos do país onde vivemos, construida tendo por base a pequena amostra que constitui o conjunto de pessoas das nossas relações pessoais com que lidamos e que conhecemos.
Esperemos que seja útil para si.

Tagged under:

1 Comentário

  • marcolopes Responder

    10% das familias em PT ganham mais de 2000 EUROS por pessoa!

Deixar uma resposta