Sintonias de TDT: como pedir ajuda?

As sintonias de TDT (Televisão Digital Terrestre) vão mudar: como pode pedir ajuda?

A ANACOM está a divulgar junto do público informação com a calendarização e também com os recursos disponíveis para ajudar os espetadores com a mudança das emissões de televisão para as novas frequências.

Recorde-se que esta mudança de frequências está a ocorrer para libertar banda de emissão (espectro) necessária para que se possa implementar o 5G, nova tecnologia para o tráfego de dados digitais da internet que será utilizada nos próximos anos por telemóveis e um número crescente de dispositivos ligados à internet.

Eis a informação da ANACOM que poderá ser útil sobre as sintonias de TDT e não só.

A alteração da rede de emissores da TDT vai começar a nível nacional a 7 de fevereiro, com o emissor de Sines, seguindo-se os emissores do Algarve, e o processo continuará, do sul para o norte do País, concluindo-se no final de junho.

Mas nem todos os utilizadores de TDT serão abrangidos neste processo. As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem.

Quando o écran da televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora.  É um processo simples. A ANACOM teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.

Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h e as 22h, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.

Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita.

ATENÇÃO: a ANACOM só irá a casa de quem ligar para o 800 102 002 e se na sequência desse contacto for feito o agendamento da visita. Se a pessoa nunca ligou para este número e aparecer alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado e não abrir a porta, porque não serão técnicos da ANACOM.

A ANACOM divulgará a informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto que é entregue em casa de todas as pessoas e que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança.

Com o objetivo de alargar o leque de entidades que podem ajudar a divulgar informação e dar apoio à população, a ANACOM tem firmadas várias parcerias: com as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, a GNR, a PSP, os párocos, o Corpo Nacional de Escutas (Escuteiros) e a AMA (Lojas e Espaços do Cidadão), tendo também o Instituto da Segurança Social aderido a esta parceria para divulgação desta informação junto do seu público alvo.

A ANACOM disponibiliza ainda suportes digitais de divulgação da informação:
Vídeo
Folheto

Para mais informações sobre as datas das fases de ressintonia dos equipamentos, consulte:

Região 1
Região 2
Região 3
Região 4

Não está ainda definida a data de ressintonia dos equipamentos para as Regiões 5, 6 e Regiões Autónomas.
Informe-se!

Deixar uma resposta