PIB cresce há 24 trimestres consecutivos

PIB INE

Desde o terceiro trimestre de 2013 que o Produto Interno Bruto português tem registado crescimento trimestral. Ou seja, o PIB cresce há 24 trimestres consecutivos, seis anos, segundo dados do INE.

 

PIB cresce cerca de 2%

Os dados do INE relativos à estimativa rápida para a terceiro trimestre de 2019 revelam que o PIB continua a registar um ritmo de crescimento homólogo firmemente ancorado em torno dos 2%. Depois de ter crescido 2,1% no primeiro trimestre, verificou-se um crescimento de 1,9% tanto no segundo como no terceiro trimestre de 2019. O acumulado do ano andará muito perto dos 2%, até ao momento.

O detalhe presente nas estimativas rápidas só será completado no final de novembro mas, para já, o perfi lde crescimento parece manter-se. O INE destaca que :

“(…) A procura interna registou um contributo positivo para a variação homóloga do PIB semelhante ao observado no 2º trimestre, verificando-se uma aceleração do consumo privado, enquanto o Investimento registou um crescimento menos intenso. O contributo da procura externa líquida manteve-se negativo no 3º trimestre, observando-se uma aceleração das Importações e das Exportações de Bens e Serviços. (…)”

Já o crescimento face ao trimestre imediatamente anterior foi de 0,3%.

PIB INE

Crescimento da economia portuguesa acima da média comunitária…

Seja a comparação feita com as variações homólogas (face ao mesmo trimestre do ano anterior) ou com as variações em cadeia (face ao trimestre anterior), o ritmo de crescimento da economia portuguesa supera a média da Zona Euro (dados compilados pelo Eurostat).

De facto, em termos homólogos a Zona euro cresceu 1,2% (a UE 1,3%) e em cadeia cresceu 0,2% ( enquanta UE “empatou” com Portugal no 0,3%).

 

…mas abaixo do ritmo de Espanha.

Infelizmente o memso não se pode dizer da comparação com Espanha que, ainda que marginalmente (por uma décima), continua a apresentar um crescimento económico mais robusto quando medido pelo PIB.

Tagged under:

Deixar uma resposta