PIB Portugal 2019

PIB acelerou no início de 2019 à conta do investimento

Os detalhes ainda não são muitos mas o INE revelou que o PIB acelerou no início de 2019 à conta de uma “aceleração significativa do investimento“, isto quando comparado com o mesmo período (primeiro trimestre) do ano anterior.

Esta aceleração foi tão significativa que mais do que compensou o contributo mais negativos da procura externa líquida.

Na realidade a aceleração mais intensa das Importações de Bens e Serviços do que das Exportações de Bens e Serviços agravou o desequilíbrio da componente da procura externa líquida face ao trimestre homólogo.

Ainda não há dados por componentes – a divulgar no final de maio de 2019 – contudo, o INE revelou já que o PIB real cresceu, no primeiro trimestre de 2019, à taxa de variação homóloga de 1,8%, mais uma décima do que o apurado entre o quarto trimestre de 2017 e o quarto trimestre de 2018.

Sublinhe-se que este ritmo de crescimento está uma décima a baixo da mais recente projeção feita pelo governo para o ano completo de 2019 (1,9%) mas acima das previsões mais recentes do Banco de Portugal para o mesmo ano (1,7%).

Quanto à comparação direta entre o primeiro trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2018 o INE revelou o seguinte:

“Comparativamente com o 4º trimestre de 2018, o PIB aumentou, em termos reais, 0,5% (0,4% no trimestre anterior).
O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB aumentou, enquanto o contributo da procura externa líquida foi mais negativo que o registado no trimestre precedente.”

Na prática, o PIB acelerou no início de 2019 tanto em termos homólogos como na variação em cadeia, ou seja, na que compara trimestres sucessivos.

Eis o gráfico com as variações homólogas trimestrais do PIB, em termos reais, difundido pelo INE aquando da primera estimativa rápida sobre os primeiros três meses de 2019.

PIB Portugal 2019
Fonte: INE

Deixar uma resposta