Como ativar o SMS Token da CGD ou de outro banco?

Como ativar o SMS Token

O SMS Token é uma método complementar de reforço da segurança no processo de utilização dos serviços bancários através de meios digitais. Fruto de alterações na legislação comunitária relativa ao sistema de pagamentos, concretamente a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (DSP2), o SMS token passará a ser obrigatório em mais serviços a partir de 14 de setembro de 2019. A CGD é um dos bancos mais importantes do país e dos que tem clientes que sentirão esta alteração que, aliás, coincide com o fim da possibilidade de se poder usar a tradicional caderneta para efetuar levantamentos. Face a esta inevitabilidade procuramos responder à pergunta: como ativar o SMS Token da CGD?

 

O que é o SMS Token?

A própria Caixa Geral de Depósitos explica de forma simples e ilustrada como deverá um cliente que tenha serviço Caixa Direta proceder à ativação do SMS token. Iremos procurar usar esse artigo como referência apresentando algumas dicas complementares.

Desde logo, convém esclarecer que a expressão SMS de SMS Token vem precisamente das mensagens SMS. Ou seja, só poderá usar o SM Token e o serviço de banca digital se tiver um telemóvel.

Na prática, a ativação do serviço nada mais será do que registar o seu telemóvel junto da CGD de modo a que o banco saiba que esse é mesmo o seu número e que é um dispositivo fidedigno para comunicar consigo.

Isto é importante porque o banco irá usar esse canal de contacto sempre que pretender realizar algumas operações no serviço de banca online, para lhe enviar SMS com um código que terá uma validade muito limitada (poucos minutos) – um token que irá dentro do SMS.  Só conseguirá concluir a operação que pretende se, dentro da janela de tempo em que o código ou token é válido, o digitar na janela que surgirá no seu serviço de banca online. Se deixar expirar o prazo pode sempre pedir para que lhe seja enviado novo SMS com o respetivo token.

Esta forma de controlo reforça outros procedimentos de segurança que possam existir para aceder à banca online ou a serviços específicos e vai sendo utilizado por várias instituições bancárias. É, pro exemplo, comum como complemento de autenticação multifatorial na rede VISA.

Mas vamos aos passos concretos para respondermos a…

 

Passos para ativar o SMS Token da CGD

A CGD antecipa três possíveis pontos de partida em que podem estar os respetivos clientes, a saber:

1. Tenho o telemóvel registado na base de dados da Caixa e certificado.
2. Tenho o telemóvel registado na base de dados da Caixa mas não está certificado.
3. Não tenho o telemóvel registado na base de dados da Caixa.

Se estiver na situação número 1 bastar-lhe-á, uma vez dentro do serviço caixa Direta Online escolher “Personalização” no menu lateral esquerdo seguido de “Gestão do Serviço Caixa Direta“, de “Gerir mecanismos de autenticação“.

Vai constatar que lhe é apresentada uma linha designada “SMS Token” onde constará:

Serviços de autenticação forteReferênciaEstado actualAlterar estado

Na referência encontra um excerto do número de telemóvel registado e na coluna “Estado Actual” surgirá a indicação “Por ativar“. Por baixo de “Alterar Estado” escolha a opção com o sinal de visto e… já está. O seu SMS Token estará ativo e irá passar a usar o número de telemóvel que já tinha registado junto da CGD.

Se cair na opção 2 o processo será em tudo idêntico mas quando consultar a coluna “Estado Actual” verificará que ele será de “Inativo“. Descobrirá também o símbolo de um lápis por baixo de “Alterar Estado”. Clique no lápis, introduza o número de telefone e confirme que pretende ativar.

Esta opção irá iniciar um procedimento de certificação que implicará o envio de uma carta pela CGD contendo o “Pedido de Adesão ao SMS Token” que deverá preencher assinar e remeter para o correio usando um envelope RSF que seguirá na carta da CGD. Depois disso a CGD irá pedir-lhe para confirmar a ativação no através do próprio serviço de Caixa Direta ou por telefone.

Ainda em alternativa para quem esteja na situação 2 a CGD sugere outro procedimento que citamos:

Caso prefira pode em alternativa associar o telemóvel ao SMS Token numa Caixautomática e ativar de imediato selecionando no menu a opção Caixadirecta. Pode deslocar-se a uma Caixautomática perto de si e com o seu Cartão da Caixa* associado à sua conta seleciona as seguintes opções que lhe são apresentadas no ecrã:

Para efetuar esta operação numa Caixautomátcia numa agència da Caixa deve ter na sua posse o telemóvel cujo número** pretende certificar e ativar para que possa validar a operação:

  • Selecione Caixadirecta » Particulares » Ativar SMS Token;

  • Verifique o número* ou os números de telemóvel que lhe são mostrados;

  • Selecione o número ou um dos números que pretende certificar e ativar;

  • Introduza o código que lhe é enviado para o telemóvel, na Caixautomática, e já está.”

Finalmente, quem estiver na situação três deverá seguir os seguintes passos:

  • Entre no serviço Caixadirecta e selecione no menu a opção:
  • Personalização» Gestão do serviço Caixadirecta» Gestão de dados pessoais
  • Deve verificar que o estado está “Inativo”;
  • Deve alterar o estado de “Inativo” para “Ativo”.
  • Depois basta seguir os passos acima descritos para a situação dois (ver em cima).

 

Notas finais:

Cada titular só poderá ter um único número de telemóvel credenciado. Se mudar o SMS Token para outro telemóvel, o anterior fica automaticamente desativado.

Concluído o processo isto deverá ser o que encontra no Caixa direta na área de “Personalização” => “Gestão do Serviço Caixa Direta” =>”Gerir mecanismos de autenticação“.

Se tiver outro banco o processo será ligeiramente diferente mas o objetivo e os passos essenciais deverão ser os mesmos. Consulte a informação que o seu banco tem disponível na internet.

Como ativar o SMS Token

Tagged under:

2 Comentários

  • Nuno AlmeidaResponder

    É engraçado como uma lei Europiea leva a que por toda a Europa se deixa de Usar o SMS token porque é considerado, e correctamente, um meio inseguro e em Portugal se passe a tornar obrigatório. Até um cartão matriz, que também passou a ser proibido, é mais seguro que um SMS token.

  • Fernando MarquesResponder

    O número de telemóvel associado ao SMS Token pode ser de qualquer país da UE?
    ou só pode ser activado com um número de telemóvel de Portugal?

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.