Como ativar o SMS Token

Como ativar o SMS Token da CGD ou de outro banco?

O SMS Token é uma método complementar de reforço da segurança no processo de utilização dos serviços bancários através de meios digitais. Fruto de alterações na legislação comunitária relativa ao sistema de pagamentos, concretamente a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (DSP2), o SMS token passará a ser obrigatório em mais serviços a partir de 14 de setembro de 2019. A CGD é um dos bancos mais importantes do país e dos que tem clientes que sentirão esta alteração que, aliás, coincide com o fim da possibilidade de se poder usar a tradicional caderneta para efetuar levantamentos. Face a esta inevitabilidade procuramos responder à pergunta: como ativar o SMS Token da CGD?

 

O que é o SMS Token?

A própria Caixa Geral de Depósitos explica de forma simples e ilustrada como deverá um cliente que tenha serviço Caixa Direta proceder à ativação do SMS token. Iremos procurar usar esse artigo como referência apresentando algumas dicas complementares.

Desde logo, convém esclarecer que a expressão SMS de SMS Token vem precisamente das mensagens SMS. Ou seja, só poderá usar o SM Token e o serviço de banca digital se tiver um telemóvel.

Na prática, a ativação do serviço nada mais será do que registar o seu telemóvel junto da CGD de modo a que o banco saiba que esse é mesmo o seu número e que é um dispositivo fidedigno para comunicar consigo.

Isto é importante porque o banco irá usar esse canal de contacto sempre que pretender realizar algumas operações no serviço de banca online, para lhe enviar SMS com um código que terá uma validade muito limitada (poucos minutos) – um token que irá dentro do SMS.  Só conseguirá concluir a operação que pretende se, dentro da janela de tempo em que o código ou token é válido, o digitar na janela que surgirá no seu serviço de banca online. Se deixar expirar o prazo pode sempre pedir para que lhe seja enviado novo SMS com o respetivo token.

Esta forma de controlo reforça outros procedimentos de segurança que possam existir para aceder à banca online ou a serviços específicos e vai sendo utilizado por várias instituições bancárias. É, pro exemplo, comum como complemento de autenticação multifatorial na rede VISA.

Mas vamos aos passos concretos para respondermos a…

 

Passos para ativar o SMS Token da CGD

A CGD antecipa três possíveis pontos de partida em que podem estar os respetivos clientes, a saber:

1. Tenho o telemóvel registado na base de dados da Caixa e certificado.
2. Tenho o telemóvel registado na base de dados da Caixa mas não está certificado.
3. Não tenho o telemóvel registado na base de dados da Caixa.

Se estiver na situação número 1 bastar-lhe-á, uma vez dentro do serviço caixa Direta Online escolher “Personalização” no menu lateral esquerdo seguido de “Gestão do Serviço Caixa Direta“, de “Gerir mecanismos de autenticação“.

Vai constatar que lhe é apresentada uma linha designada “SMS Token” onde constará:

Serviços de autenticação forte Referência Estado actual Alterar estado

Na referência encontra um excerto do número de telemóvel registado e na coluna “Estado Actual” surgirá a indicação “Por ativar“. Por baixo de “Alterar Estado” escolha a opção com o sinal de visto e… já está. O seu SMS Token estará ativo e irá passar a usar o número de telemóvel que já tinha registado junto da CGD.

Se cair na opção 2 o processo será em tudo idêntico mas quando consultar a coluna “Estado Actual” verificará que ele será de “Inativo“. Descobrirá também o símbolo de um lápis por baixo de “Alterar Estado”. Clique no lápis, introduza o número de telefone e confirme que pretende ativar.

Esta opção irá iniciar um procedimento de certificação que implicará o envio de uma carta pela CGD contendo o “Pedido de Adesão ao SMS Token” que deverá preencher assinar e remeter para o correio usando um envelope RSF que seguirá na carta da CGD. Depois disso a CGD irá pedir-lhe para confirmar a ativação no através do próprio serviço de Caixa Direta ou por telefone.

Ainda em alternativa para quem esteja na situação 2 a CGD sugere outro procedimento que citamos:

Caso prefira pode em alternativa associar o telemóvel ao SMS Token numa Caixautomática e ativar de imediato selecionando no menu a opção Caixadirecta. Pode deslocar-se a uma Caixautomática perto de si e com o seu Cartão da Caixa* associado à sua conta seleciona as seguintes opções que lhe são apresentadas no ecrã:

Para efetuar esta operação numa Caixautomátcia numa agència da Caixa deve ter na sua posse o telemóvel cujo número** pretende certificar e ativar para que possa validar a operação:

  • Selecione Caixadirecta » Particulares » Ativar SMS Token;

  • Verifique o número* ou os números de telemóvel que lhe são mostrados;

  • Selecione o número ou um dos números que pretende certificar e ativar;

  • Introduza o código que lhe é enviado para o telemóvel, na Caixautomática, e já está.”

Finalmente, quem estiver na situação três deverá seguir os seguintes passos:

  • Entre no serviço Caixadirecta e selecione no menu a opção:
  • Personalização» Gestão do serviço Caixadirecta» Gestão de dados pessoais
  • Deve verificar que o estado está “Inativo”;
  • Deve alterar o estado de “Inativo” para “Ativo”.
  • Depois basta seguir os passos acima descritos para a situação dois (ver em cima).

 

Notas finais:

Cada titular só poderá ter um único número de telemóvel credenciado. Se mudar o SMS Token para outro telemóvel, o anterior fica automaticamente desativado.

Concluído o processo isto deverá ser o que encontra no Caixa direta na área de “Personalização” => “Gestão do Serviço Caixa Direta” =>”Gerir mecanismos de autenticação“.

Se tiver outro banco o processo será ligeiramente diferente mas o objetivo e os passos essenciais deverão ser os mesmos. Consulte a informação que o seu banco tem disponível na internet.

Como ativar o SMS Token

5 comentários

  1. É engraçado como uma lei Europiea leva a que por toda a Europa se deixa de Usar o SMS token porque é considerado, e correctamente, um meio inseguro e em Portugal se passe a tornar obrigatório. Até um cartão matriz, que também passou a ser proibido, é mais seguro que um SMS token.

  2. O número de telemóvel associado ao SMS Token pode ser de qualquer país da UE?
    ou só pode ser activado com um número de telemóvel de Portugal?

  3. Com estas alterações a porcaria da Caixa Directa anda sempre a falhar.Não conseguimos entrar,o Tokem não actira,as idas ao banco são constantes e nesta altura da pandemia é tudo complicado.Aliás na CGD é tudo complicado. estou farto.

  4. bom dia
    o meu numero ja nao é o mesmo e na altura ainda nao tinha mail e tambem nao me econtro em portugal , impossivel de fazer seja o que for
    Alguem tem uma ideia como contactar os serviços ou um numero de telefone ?

    1. Sim, ja estive nessa situação e infelizmente aconteceu novamente…
      Pode contactar o número de apoio ao serviço CaixaDirecta:

      Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça: 00 800 351351 00
      EUA: 011 800 351 351 00 (sem restrições para a rede fixa, mas com restrições nas redes móveis em função dos serviços contratados pelos clientes nas respetivas operadoras)
      Canadá: 011 800 351 351 00
      Brasil: 0 800 888 12 13
      Venezuela: 0 800 100 4698
      Macau: 0 800 961
      África do Sul: 0 800 98 09 64
      Se ligar a partir de um outro país, não mencionado anteriormente, pode utilizar, a seguinte linha telefónica da rede fixa: 21 790 07 90**
      Nota: marque o código internacional 00351 antes do número escolhido.

      Via CaixaDirecta, deve poder ordenar uma transferência diária até 150euros sem necessidade de validar via Token, o que pode ajudar a mover fundos entretanto.

      Quando isto aconteceu a primeira vez, a minha morada registada era em Portugal e eu estava no estrangeiro. Desloquei-me a Bruxelas porque tinham representação lá e um senhor chamado Carlos Castro tratou de actualizar tudo comigo em pessoa numa manhã, incluíndo o telemóvel token, mas parece que ele já não está em funções e não sei se quem está é tão competente, nunca contactei.

      Em teoria, a CaixaDirecta pode fazer uso da morada registrada para resolver este tipo de situações, caso a sua no estrangeiro seja a que consta em sistema. Se não é, recomendo contactar a CaixaDirecta pelos telefones acima partilhados, e exigir uma solução. É possível que o redireccionem a tratar da questão via Consulado, infelizmente, que é provavelmente o meu caso também.

      O sistema token é um absurdo, em especial para clientes no estrangeiro, é algo do século XIX, não se adequa à vida do século XXI.

      Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *