Perfil do Investidor 2018

Inquérito da CMVM aos investidores – Participe!

A CMVM está a realizar o 4º inquérito online sobre perfil do investidor português através do qual pretende conhecer um pouco melhor os investidores não profissionais da praça portuguesa.

O inquérito está disponível no sítio da CMVM até 31 de julho de 2018 e demora, na máximo, 20 minutos. O conhecimento dos produtos, as questões de literacia financeira mas também as preferências e hábitos de relacionamento dos investidores não profissionais com os agentes e produtos do mercado estão entre os aspetos sob análise e sobre os quais a CMVM (o regulador e supervisor do mercado de capitais) está a pedir colaboração pública.

O inquérito responde-se, no essencial, através da escolha de opções que surgem no browser, associadas a cada pergunta.

O mote, nas palavra da própria CMVM é:

“O aperfeiçoamento do conhecimento do perfil do investidor é uma ferramenta da maior importância para a prossecução da missão da CMVM de proteção aos investidores, permitindo avaliar com maior assertividade as eventuais necessidades no âmbito da política regulatória e de supervisão e delinear eventuais ações de formação financeira.”

Não se tratando de um inquérito com amostra probabilística, as ilações serão necessariamente limitadas e tanto melhores ou piores quanto a sorte/azar de se obter uma população de respondentes próxima ou afastada da população real de investidores, contudo, enquanto ferramenta exploratória, o inquérito poderá ser útil para trabalhos futuros da CMVM.

Os interessados podem aceder à ligação para o inquérito da CMVM aos investidores aqui: Responda aqui ao Inquérito ao investidor

Note-se que a  CMVM garante a confidencialidade e anonimato das suas respostas. Por favor responda da forma mais rigorosa possí­vel.

Perfil do Investidor 2018
Perfil do Investidor 2018

Deixar uma resposta