Conheça a APP da Segurança Social

A Segurança Social lançou, em dezembro de 2018, uma app de acesso aos seus serviços que se encontra disponível nas plataformas de aplicações para smartphones como a Android e iOS.

Esta iniciativa insere-se no objetivo de ter a Segurança Social + Próxima dos cidadãos e pretende colmatar algumas das lacunas mais importantes na capacidade de prestar um serviço célere e satisfatório que se vão sentindo ao nível do atendimento presencial.

Quanto menor a necessidade de solicitar presencialmente o apoio da Segurança Social em serviços que podem ser prestados à distância, maior a capacidade de resposta dos serviços locais de atenderem a situações efetivamente mais complexas e que exigem melhor acompanhamento.

Note-se que um dos serviços disponibilizado é o de agendar e gerir marcações de atendimento. Pode ler mais sobre o tema no artigo “Segurança Social: atendimento por marcação pela internet“.

Eis um excerto do comunicado da Segurança Social sobre a primeira fase da APP com indicação dos serviços disponíveis:

Na fase inicial de lançamento da aplicação móvel, é possível:
=> consultar o valor a receber e o dia previsto de pagamento das prestações sociais, como por exemplo,  subsídio de desemprego, subsídio de doença, subsídio de maternidade e paternidade, etc;
=> aceder à caixa de mensagens da Segurança Social Direta;
=> sincronizar o calendário de eventos Segurança Social com a Agenda do dispositivo móvel.

Entretanto, os serviços disponíveis passaram a ser mais e a aproximação com o que está disponível na Segurança Social Direta aumentou.

Pode ainda ver o vídeo promocional preparado pela Segurança Social

 

Este artigo foi atualizado em junho de 2021.

8 comentários

  1. Poderá vir a ser muito útil se colocarem lá efetivamente muitos serviços que agora temos de ir tratar nos balcões do SS e que os documentos recebidos por esta via tenham validade como os recebidos presencialmente.

  2. A CGA tem todos os meses o recibo online para quem quiser ver ou imprimir é igual pois é tambem o recibo do ordenado é e todos os meses nos é entregue nas empresas ou no estado partece-me a mim que não seria dificil era copiar a do estado e fazer o mesmo na S.S.

  3. Desde que esteja atualizado, parece-me bem.

    A minha mãe é pensionista há 20 anos e viúva há 3 e a única informação que consta na plataforma é a de ter recebido o subsídio por morte da minha avó, que foi há 8 anos.

    De resto, não consta absolutamente mais nada, nem sequer o valor da prestação mensal ou tipos de subsídios atribuídos.

  4. Têm muita coisa a fazer. Quem é pensionista e que tenha que alterar o IBAN tem que ir pessoalmente aos serviços da S.Social entregar o comprovativo do novo IBAN mesmo tendo aderido à Segurança Social Directa…. Afinal para quem é pensionista o único documento a que consegue aceder é ao Comprovativo dos rendimentos anuais (salvo erro)

  5. É interessante o teor desta aplicação que teoricamente permite aceder de forma ágil a uma série de informações, contudo a app só se aplica de momento aos smartphones com sistema operacional Android. Para quando a sua disponbilidade no sistema operacional IOS do Iphone?

Deixar uma resposta