Vendas de Automóveis Junho 2017

Vendas de Automóveis Junho 2017: Fiat dispara, Volkswagen em queda

As vendas de automóveis em junho de 2017 revelam uma desaceleração muito significativa das vendas de veículos ligeiros de passageiros (de uma variação homóloga positiva de 13,4% em maio para 6,3% em junho) e uma ligeira aceleração da venda de comerciais ligeiros (de 15,5% para 16,4%, mais uma vez comparando as variações homólogas em maio de junho de 2017). Entre os veículos pesados a situação mantém-se estável, com um crescimento homólogo moderado de quase 4%.

No conjunto do ano, as vendas de veículos automóveis (ligeiros e pesados) estão a crescer a 7,8% face a igual período do ano anterior. Um crescimento mais modesto do que o que se verificava há um ano mas acima das previsões que chegaram a ser apresentadas pelos vendedores na passagem para 2017.

Em junho de 2017, as vendas totais ficaram muito próximo de atingir os 30.000 veículos novos com os ligeiros de passageiros a representar 85% do total de vendas, sensivelmente menos um ponto percentual do que há um ano.

 

Vendas de Automóveis Junho 2017
Vendas de Automóveis Junho 2017
Dados da ACAP

 

blank

Em termos de veículos ligeiros, merece destaque uma alteração no TOP 3 das marcas mais vendidas em junho face ao mês anterior ou mesmo face ao total do ano. A Fiat fruto de um crescimento das vendas de 37,2%, conjugado com uma queda de 3% da Volkswagen e um crescimento mais modesto da Mercedes-Benz (5,3%) ultrapassa estas últimas fixando-se na terceira posição com 2179 automóveis vendidos no mês.

Os campeões franceses continuam a ocupar as duas posições cimeiras, com a segunda posição a ser conquistada pela Peugeot (2705 automóveis) e a Renault  no topo da tabela com 4761 automóveis ligeiros vendidos.

A hegemonia francesa é ainda mais notória se analisarmos apenas os comerciais ligeiros já que nesse campeonato a Citroen também dá cartas, ocupando a terceira posição, tanto nos que se refere aos dados de junho quanto ao acumulado dos primeiros seis meses do ano, ameaçando inclusive a posição da Citroen, marca do mesmo grupo.

Face ao maior dinamismo do mercado de comerciais ligeiros, terminamos este artigo publicando a tabela da ACAP com o TOP 10 em junho de 2017.

Vendas de Comerciais Ligeiros Junho 2017
Vendas de Comerciais Ligeiros Junho 2017
Fonte: ACAP

Deixar uma resposta