Produção automóvel para exportação está em alta – março 2017

A produção automóvel para exportação está em alta segundo as estatísticas referentes à produção de veículos em Portugal divulgadas pela ACAP referentes aos primeiros três meses de 2017.

Desde o início do ano até março de 2017 a produção de automóveis para exportação aumentou 8,6% face a igual período do ano de 2016, atingindo os 36.988 veículos. Para estes valores, o mês de março teve um contributo especialmente importante pois registou uma variação homóloga positiva de 12,6% revelando assim uma aceleração da produção ao longo do trimestre.

Segundo a ACAP, a produção com maior ritmo de crescimento no primeiro trimestre de 2017 foi a de comerciais pesados (+74,9%) seguida da de veículos ligeiros de passageiros (+9,0%) – isto sempre por comparação com o mesmo período do ano anterior.

A maior fábrica de automóveis em Portugal – a Autoeuropa – justificou uma menção especial, revelando-se um aumento da produção de monovolumes de 8,4% no mês de março. A Autoeuropa continua contudo a produzir muito abaixo da sua capacidade encontrando-se em curso a concretização do investimento na fábrica que a irá preparar para iniciar a construção de um novo modelo durante o segundo semestre de 2017.

Este novo veículo deverá contribuir para um forte crescimento do volume de exportações do setor e da economia nacional, contudo, o seu impacto só deverá ser sentido nos últimos meses do ano e seguintes.

Ainda não há a certeza absoluta quanto a qual será o novo modelo a produzir em Portugal na fábrica da Volkswagen, mas tudo aponto para que sejam um SUV da marca alemã (T-Roc), precisamente o segmento com maior crescimento nos últimos anos em termos de vendas no mercado europeu.

 

Deixar uma resposta