Produção automóvel para exportação está em alta – março 2017

A produção automóvel para exportação está em alta segundo as estatísticas referentes à produção de veículos em Portugal divulgadas pela ACAP referentes aos primeiros três meses de 2017.

Desde o início do ano até março de 2017 a produção de automóveis para exportação aumentou 8,6% face a igual período do ano de 2016, atingindo os 36.988 veículos. Para estes valores, o mês de março teve um contributo especialmente importante pois registou uma variação homóloga positiva de 12,6% revelando assim uma aceleração da produção ao longo do trimestre.

Segundo a ACAP, a produção com maior ritmo de crescimento no primeiro trimestre de 2017 foi a de comerciais pesados (+74,9%) seguida da de veículos ligeiros de passageiros (+9,0%) – isto sempre por comparação com o mesmo período do ano anterior.

A maior fábrica de automóveis em Portugal – a Autoeuropa – justificou uma menção especial, revelando-se um aumento da produção de monovolumes de 8,4% no mês de março. A Autoeuropa continua contudo a produzir muito abaixo da sua capacidade encontrando-se em curso a concretização do investimento na fábrica que a irá preparar para iniciar a construção de um novo modelo durante o segundo semestre de 2017.

Este novo veículo deverá contribuir para um forte crescimento do volume de exportações do setor e da economia nacional, contudo, o seu impacto só deverá ser sentido nos últimos meses do ano e seguintes.

Ainda não há a certeza absoluta quanto a qual será o novo modelo a produzir em Portugal na fábrica da Volkswagen, mas tudo aponto para que sejam um SUV da marca alemã (T-Roc), precisamente o segmento com maior crescimento nos últimos anos em termos de vendas no mercado europeu.

 

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

Deixar uma resposta