Apoio à compra de veículo elétrico em 2018 mantém-se mas ameaça esgotar

Apoio à compra de veículo elétrico em 2018 mantém-se mas ameaça esgotar, tal como aconteceu em 2017.

De facto, já o ano de 2017 tinha começado quando se disponibilizou a verba para que cada veículo exclusivamente elétrico pudesse beneficiar de um apoio à compra no valor de €2.250.

Os compradores poderiam candidatar-se entre o dia 17 de fevereiro de 2017 e o dia 30 de novembro de 2017, no sítio do Fundo Ambiental, desde que o veículo em questão fosse novo e adquirido desde 1 de janeiro de 2017. No entanto, a verba disponível era limitada, limitando também o número de beneficiários a 1.000 automóveis.

Esse apoio ter-se-á esgotado muito antes de ter terminado o período de candidaturas.

 

Apoio à compra de veículo elétrico em 2018 mantém-se

Em 2018, a verba disponível é similar, sendo que passarão também a poder aceder motociclos de duas rodas e ciclomotores elétricos com exclusão dos de enduro, trial ou com sidecar.

Este alargamento resultou de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2018 apresentada pelo PAN e que veio a ser aprovada. Haverá assim um maior universo de potenciais concorrentes ao apoio para a mesma verba o que, se adicionado à tendência de forte crescimento das vendas no setor, leva a supor que será cada vez menor a fração de compradores de veículos elétricos que virão a beneficiar do apoio.

Podem concorrer particulares (um veículo) e empresas (até cinco veículos, devendo cada um gerar uma candidatura autónoma).

Face a esta competição que se antecipa, está criado um incentivo para que haja uma concentração de compras no início do próximo ano, com o objetivo de maximizar as hipóteses de obter o apoio antes que a verba esgote.

 

Como obter o apoio?

Tudo leva a crer que o procedimento se candidatura se manterá. A partir do início de 2018, os interessados que tenham adquirido veículos novos exclusivamente elétricos deverão registar-se junto do Fundo Ambiental  poderão candidatar-se e terão quatro meses a contar da data do início da candidatura para apresentar todos os documentos exigidos na aplicação do Fundo Ambiental.

Depois é ficar a aguardar para verificar se a candidatura ainda beneficiará de apoio ou se a verba já se esgotou. Ao todo serão €2,25 milhões pelo que a apoio deverá beneficiar os primeiros 1.000 veículos adquiridos.

Todo o processo, da candidatura à comunicação do resultado, está desmaterializado e é feito por via digital.

Naturalmente, com a progressão natural do próprio mercado no sentido de uma crescente popularidade dos automóveis e veículos elétricos, será uma questão de tempo até que este tipo de incentivos deixe de fazer sentido.

 

2 comentários

  1. … quem ´e que garante que a “minha” compra está no nº. dos sortudos? Poderá dar-se o caso de um adquirente ficar sem subsidio, o que, pela informação aqui prestada, poderá representar um encargo que não se esperava.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *