Venda de veículos comerciais ligeiros acelera setembro 2016

Os dados relativos à venda de veículos automóveis em Portugal divulgados pela ACAP relativos ao mês de setembro de 2016 e ao acumulado do ano entre janeiro e setembro de 2016 revelam que a venda de veículos ligeiros de passageiros continua a desacelerar face ao início do ano, mantendo-se as vendas acima dos dois dígitos (10,6% em setembro) mas abaixo da média anual até ao momento (14,9%). Há, contudo, um aumento das vendas associadas a algumas categorias de veículos mais associadas ao investimento e à atividade produtiva.

 

Venda de veículos comerciais ligeiros acelera

A venda de veículos comerciais ligeiros acelerou novamente em setembro depois de já o ter feito em agosto. A novidade é que desta feita o crescimento das vendas foi superior à média do ano até ao momento, 16,7% contra 15,3%, tendo o total de veículos vendidos ficado muito próximo da fasquia dos 3000 no mês de setembro.

 

Venda de veículos pesados de mercadorias aumenta

O mês de setembro também trouxe um forte crescimento das vendas de veículos pesados de mercadorias (+21,9%) invertendo a quebra nas vendas registada em agosto e superando também ligeiramente o crescimento médio anual dos primeiros nove meses do ano.

 

Venda de veículos comerciais ligeiros acelera
Venda de veículos comerciais ligeiros acelera Fonte: ACAP

As vendas de pesados de mercadorias estiveram praticamente estagnadas (mais um veículo vendido) face a setembro de 2015.

Comparando janeiro a setembro de 2015 e 2016, em termos globais, o total de veículos ligeiros vendidos apresenta um incremento de 15%, enquanto a venda de pesados está a aumentar 21,4%.

Pode encontrar mais informação estatística do sítio da ACAP.

Deixar uma resposta