Previsões do FMI 2016: Economia Mundial Continua a Desacelerar

Segundo as previsões do FMI 2016 a economia mundial deverá crescer a um ritmo de 3,2% face a 2015.

Esta nova projeção revê em baixa a projeção feita em janeiro de 2016 (3,4%) e a anterior feita em meados de outubro de 2015 (3,6%). Relativamente a Portugal o FMI já havia avançado com uma previsão de crescimento de 1,4% em 2016 e 1,3% em 2017 no início de abril, valores que não foram agora revistos no World Economic Outlook de abril de 2016.

O FMI não está também particularmente otimista quanto às próximas revisões dado que reconhece que os riscos de surgir um crescimento económico fraco à escala global estão a aumentar.

Previsões do FMI 2016:

Quanto à situação atual, o FMI não identifica praticamente nenhum bloco económico desalinhado com os restantes, não se antecipando nenhum motor para a acelerar o crescimento da economia mundial. Na realdiade, o FMI chega ao ponto de recomendar que se desenhem planos de contingência e avisa que esta é a última oportunidade. A última oportunidade para evitar nova recessão?

Previsões do FMI 2016Eis como começa o WEO de abril de 2016:

blank

Major macroeconomic realignments are affecting prospects differentially across countries and regions. These include the slowdown and rebalancing in China; a further decline in commodity prices, especially for oil, with sizable redistributive consequences across sectors and countries; a related slowdown in investment and trade; and declining capital flows to emerging market and developing economies. These realignments— together with a host of noneconomic factors, including geopolitical tensions and political discord—are generating substantial uncertainty. On the whole, they are consistent with a subdued outlook for the world economy—but risks of much weaker global growth have also risen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *