Valorização do metro quadrado das habitações acelera em outubro de 2015

A valorização do metro quadrado das habitações está a acelerar segundo os dados mais recentes do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação realizado mensalmente pelo INE.  O essencial sublinhado pelo INE é o que se segue:

“Em outubro de 2015,  o valor médio de avaliação bancária do total do País fixou-se em 1041 euro/m2 em outubro, aumentando 2 euros/m2 face ao mês anterior (aumento de 3 euros/m2 em setembro). Comparado com o período homólogo, verificou-se um crescimento de 2,7% (variação de 1,0% no mês precedente).”

Recordamos que a estes número se juntam os de ontem relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação que sinalizaram nova redução marginal da referida taxa média.

 

Valorização do metro quadrado das habitações

Em suma, o custo de aquisição de dinheiro (via crédito) tem vindo a diminuir significativamente, o volume de casas vendidas está a aumentar e a valorização desses mesmos imóveis está em alta. Para já a evolução destas variáveis parece ser compatível com uma recuperação sustentável da atividade económica e do setor imobiliário em particular, mas recomenda-se particular atenção sobre estas variáveis, em particular atendendo a que se anuncia a manutenção muito prolongada das baixas taxas de juro na Zona Euro.

Deixamos de seguida uma gráfico que representa a evolução das taxas de variação homólogas da avaliação bancária por metro quadrado nas habitações.

Valorização do metro quadrado das habitações
Valorização do metro quadrado das habitações; Dados: INE

 

Deixar uma resposta