Turismo: 17,3 milhões de hóspedes em 2014 (+13,9%)

Em 2014, o conjunto dos meios de alojamento (hotelaria, turismo no espaço rural e alojamento local) acolheram 17,3 milhões de hóspedes, dos quais 15 milhões foram recebidos em hotéis. Destes últimos, 8,9 milhões vieram dos estrangeiro enquanto os restante 6,1 milhões foram residentes. A evolução do número total de hóspedes representou um crescimento de 13,9% face a 2013.

Nestes dados do INE revela-se ainda que “Os proveitos totais na hotelaria fixaram-se em 2,1 mil milhões de euros (+12,9%) e os de aposento em 1,5 mil milhões (+13,7%).” Note-se que, em termos internacionais, apesar de sermos apenas o 35º maior país em termos de entradas de turistas estrangeiros, ocupamos a 26º posição em termos de receitas do turismo internacional o que atesta um posicionamento interessante em termos de capacidade de gerar valor acrescentado acima da média. Só três países da União Europeia têm uma balança turística mais positiva do que Portugal (Espanha, Grécia e Áustria).

Estas são algumas chamadas das Estatísticas do Turismo hoje divulgadas, relativas ao ano de 2014. Mais um ano de elevada crescimento da atividade em Portugal, naquele que é um dos setores económicos mais dinâmicos e que mais tem ganho peso na economia nacional nos últimos anos.

Estatísticas do Turismo 2014
Estatísticas do Turismo 2014

Esta publicação de 155 páginas apresenta os dados do Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e Outros Alojamentos (IPHH) bem como do  Inquérito às Deslocações dos Residentes (IDR), compila dados sobre os vários tipos de alojamento e apresentam ainda dados internacionais que permitem o enquadramento da situação em Portugal. Está também disponível para trabalho, a base de dados com a informação divulgada na publicação. Um documento de referência para quem tem curiosidade em acompanhar o setor.

Deixar uma resposta