SOS Europa

Eis os primeiros dois parágrafos dos oito que compõem um texto imperdível de Pedro Santos Guerreiro, escrito no Expresso: “O Syriza já está destruído, podemos agora salvar a Grécia?”.

“Chegará o momento em que tiraremos as mãos das carteiras e as poremos na consciência. Chegará o momento em que já não veremos os ricos que roubaram mas os pobres que ficaram. Em que não quereremos ressarcimento mas reparação. Em que perceberemos que não se pede sequer solidariedade, mas piedade. Em que nem os sádicos se divertirão com a espetáculo degradante dos políticos gregos. A União Europeia foi longe de mais na violência estéril e vingativa. Para destruir o Syriza está a ceifar-se um povo. Já não é indignação, é súplica: SOS Grécia. E se tudo o resto falhar, apele-se à inteligência, que não é de esquerda nem de direita, pois é preciso mudar aquele plano que, além de horrível, é burro, é mau, é pior para todos.

Nos palácios de Bruxelas, nos sofás de Berlim ou mesmo nos bancos de jardim de Lisboa permanece apetecível distribuir culpas e medir ideologicamente o debate. Mas nas ruas de Atenas já passámos essa fase. Sobra o desespero de saber que nada vai valer a pena porque pagar ou não pagar parece indiferente, o tudo ou nada resultará sempre no pouco, no de menos, no insuficiente, porque o plano não funciona. Repito: a Grécia vai ter uma recessão pior do que a que os Estados Unidos viveram na Grande Depressão de 1929. Repito: o plano económico vai falhar porque foi concebido para falhar. Repito: desistimos dos gregos e resistimos a ver o desastre encomendado. (…)”

Tagged under:

1 Comentar...

  • gabrieleResponder

    u chi ten che poner a manos na coscienzia son u politicos corutos no u povo caro amico U ESTADO PORTUGUES TYEN CHE RIFAZER U CODICO PENAL PORCHE AS PENAS SON RIDICULAS A COMINCIAR DE UNO CHE MATA 3 PESOAS NO ES U MESMO DE UN CHE MATA 1 DEPOIS PARA CORUCION FALSO IN BILANCIO REATO DE FAVOREGIAMENTO PESOAL TRAFICO DE INFLUENCIA 25 ANOS DE CADEIA VAMOS VE CHI ES MAS CHE COMETE AS SEGUINTES CRIMES.
    DOE A CU DOIR AUMENTAR TUDAS AS PENAS NO GENTE CHE ROBA MILIONES DE EURO VANO PARA CASA CON A PULSERA IO A PULSERA LA PONIA ALU PESCOZO

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.