Qual o NIF a incluir em despesas com filhos (casais divorciados e outros)

As Finanças respondem da seguinte forma à pergunta “Que NIF deve constar das faturas da minha família nas diversas despesas?

Nas faturas podem constar quer o NIF do sujeito passivo (pai ou mãe), quer o NIF do membro do agregado familiar a quem as despesas dizem respeito.
Na situação de divórcio com guarda conjunta dos filhos, as faturas que sejam emitidas com o NIF dos filhos serão repartidas igualmente entre ambos os progenitores.

Pode encontrar mais perguntas e respostas aqui:  “Respostas Oficiais sobre Perguntas Frequentes Relativas ao Novo IRS 2015

2 comentários

  1. Boa tarde.
    Na situação de divórcio com guarda conjunta dos filhos, as faturas que sejam emitidas com o NIF dos filhos serão repartidas igualmente entre ambos os progenitores.
    Peço desculpa, mas não concordo, pois quando só um dos progenitores comparticipa quase tudo do filho, qual a justificação para repartir?
    Gostaria que me pudessem informar, pois todas as faturas em nome do meu filho sou eu que pago.
    Obrigado

    1. Nós não emitimos opinião sobre o assunto, só reproduzimos o que a Autoridade Tributária anda a publicar… Talvez fizesse sentido esclarecer diretamente (por exemplo telefonicamente) junto da AT. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *