Apenas 38% das empresas usam as redes sociais

Se no artigo “Redes sociais são mais usadas em Portugal do que na União Europeia” se destacou que 70% dos portugueses tem presença na internet, neste artigo sublinha-se que apenas 38% das empresas usam as redes sociais, pelo menos “estratégia de ligação a clientes, fornecedores ou parceiros de negócio“. A situação é muito dispare se analisarmos as empresas por dimensão segundo o número de pessoas ao serviço: as empresas com mais de 250 trabalhadores registam uma taxa de utilização de redes sociais de 63%, já as empresas com 10 a 49 trabalhadores (que são a esmagadora maioria) apenas 36% as utilizam.

empresas usam as redes sociais
Fonte: INE

O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas de 2015 realizado pelo INE revela que as empresas portuguesas recebem cada vez mais encomendas via internet. Segundo este inquérito entre 2013 e 2014 as encomendas recebidas pela internet aumentaram em cinco pontos percentuais (para 19%) tendo contribuído de forma relevante para o aumento do relevo do comércio eletrónico entre as empresas nacionais. Ainda segundo o INE: “Portugal foi a principal origem e destino das encomendas eletrónicas recebidas (97%) e efetuadas (90%) pelas empresas que utilizaram comércio eletrónico em 2014.

Esta realidade convive com uma presença crescente das empresas na internet através de um sítio dedicado. Em 2015, 61%do total de empresas com mais de 10 trabalhadores tem sítio na internet; em 2014 era 55%.

Outro dado referencial é a percentagem de empresas com acesso à internet. Hoje são raras as empresas que não tem acesso à internet (4% do total) ainda assim este é um número que tem vindo a diminuir e estava distante da realidade registada há poucos anos. A percentagem mais baixa registou-se entre as empresas com 10 a 49 trabalhadores: 7%.

Deixar uma resposta