Dacia Duster

Locais onde posso alterar ou renovar a carta de condução

Quais os locais onde posso alterar ou renovar a carta de condução? Há neste momentos vários locais e serviços que disponibilizam condições para alterar ou renovar a carta de condução.

Contudo, nem todos permitem todos os serviços e as exigências burocráticas de cada um dos sítios podem variar consoante  os recursos tecnológicos que estão disponíveis em cada espaço de atendimento.

 

Locais onde posso alterar ou renovar a carta de condução:

Para saber mais rápida e comodamente onde há balcões de atendimento que tratam e de assuntos relacionados com a carta de condução o ideal é visitar a página sobre Balcões de Atendimento gerida pelo IMT, proceder à seleção do assunto e identificar a área geográfica do seu interesse. Entre os resultados da pesquisa são-lhe indicados desde Espaços de Cidadão localizados, por exemplo, em estações dos CTT, até balcões em Lojas do Cidadão a Balcões de Atendimento do IMT.

Como dissemos, as exigências burocráticas não são idênticas em cada um destes espaços mesmo que o serviço pretendido seja o mesmo. Por exemplo, há serviços onde se dispensa o pré-preenchimento de um impresso e fotografia tipo passe e outros onde é fundamental.

Em 2016 foi definido alargar os locais onde se pode alterar ou renovar a carta de condução aos serviços de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado.

 

Documentos Necessários:

Sobre este tema recomendamos a leitura da página sobre Substituição da Carta de Condução por Alteração dos Elementos também do IMT da qual extraímos o seguinte excerto (consultado a 13 de novembro de 2018):

Para a emissão substituição da carta de condução são necessários os seguintes documentos:

  • Exibição do original da carta de condução;
  • Exibição do original do documento de identificação, devidamente atualizado, com residência habitual em território nacional;
  • Exibição do Número de Identificação Fiscal;
  • Atestado Médico Eletrónico, para atribuir ou retirar restrições, emitido por:
    a) qualquer médico no exercício da sua profissão, para atribuição de restrições;
    b) pela entidade que a impôs, quando a restrição tiver sido imposta por autoridade de saúde ou junta médica aluguer.

Taxa: € 30

Procedimentos

Quando o pedido de substituição é efetuado nos locais de atendimento ao público, procede-se à captura dos dados biométricos do condutor (assinatura e fotografia por webcam) ou dados biométricos do cartão de cidadão.

A nova carta de condução é remetida por correio registado, para a morada, em território nacional, indicada pelo condutor aquando do registo do pedido de substituição.

(…)”

No caso de uma revalidação da carta de condução as indicações previstas em novembro de 2018 eram as seguintes:

Quando pode revalidar

A revalidação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título e deve ser revalidada de acordo com as idades abaixo indicadas, para as diferentes categorias de veículos, e independentemente da validade averbada no documento.

Atenção: 

  • A carta de condução não pode ser revalidada com mais de seis meses de antecedência.
  • Se deixar passar o prazo de revalidação está a cometer uma infração rodoviária ao conduzir com a carta de condução caducada. Após 2 anos e até ao limite de 5 anos,  sem que tenha revalidado a carta, terá de efetuar uma prova prática.
  • Se o titulo de condução não for revalidado no prazo de cinco anos, é cancelado. Os titulares de carta de condução cancelada consideram-se, para todos os efeitos legais, como não habilitados.

Onde pode revalidar

O pedido de revalidação pode ser efetuado através dos Serviços Online do IMT ou presencialmente, num balcão do IMT, num Espaço do Cidadão ou num Parceiro do IMT.

Efetue aqui a Pesquisa por Serviço para saber o balcão mais perto de si.


Documentos e Procedimentos 

(clique no link para aceder a mais informação)

Idades para revalidação da carta de condução

(clique nos links abaixo para aceder à informação)

  • Condutores do GRUPO II – condutores de veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como os condutores das categorias B e BE que exerçam a condução de ambulâncias, de veículos de bombeiros, de transporte de doentes, de transporte escolar, de transporte coletivo de crianças e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.

Pode consultar aqui mais informação sobre o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir.

9 comentários

  1. Boa noite moro no Entroncamento, onde posso renovar a carta de condução (50 anos) e é necessário fotografia e atestado médico?
    Respeitosos cumprimentos,
    Paulo Monteiro

  2. Caro Paulo
    Ja tem lojas dos CTT com espaço cidadão é só procurar na sua area se tem essa loja.
    Quando tratei da minha só foi necessário mostrar o atestado medico fotografia não foi precisos dado que o sistema já tem a foto digitalizada porem, já existem novas alterações tais como atestado medico que tb ñ vai precisar fisicamente pois o SNS se encarrega do enviar.

    1. Tenho 72 anos e até 14 de Novembro preciso de renovar a minha carta. Que documentos necessito e onde posso dazê-lo morando eu no Seixal?
      Obrigada
      Manuela Antunes

  3. Bom dia o meu nome e dora correia e o meu pai que tem71 anos renovou a carta de condução na Câmera Municipal de Arganil no departamento da loja de cidadão, faz dia 28 de Maio 3 meses , contudo ainda não recebeu a carta , consequentemente o prazo esta a terminar e vai ficar impedido de conduzir pois a carta ainda não lhe foi enviada, tendo em conta que efetuo todas as diligências a tempo e horas porque motivo ainda não a recebeu e porque motivo vai ficar impedido de conduzir, provocando grande transtorno pois no local onde está a residir é um local de poucos transportes , questiono o que poderá ter acontecido ? onde posso rapidamente me deslocar com ele para levantar a carta ? ou o que poderei fazer para ele poder conduzir visto ser um erro/demora?! vosso? atentamente Dora Correia

  4. Tenho 77 anos e preciso renovar m/ carta de condução. Tenho que ter atestado medico? Em que locais a posso pedir? Obd

    1. Entre outros, precisará de um atestado médico de aptidão o que exigirá ir a uma consulta. De momento os centros de apoio (escolas de condução por exemplo) que costuma ter esses serviço disponível encontram-se encerrados devido ao confinamento. Sugiro aguardar mais alguns dias até iniciar o processo.

  5. A revalidação de carta de condução pode ser feita online em servicos.imt-ip.pt (autenticação com NIF, cartão de cidadão ou chave móvel digital) com 10% de desconto sobre o preço da renovação presencial.
    Nos casos em que é necessário um atestado médico, o mesmo será enviado electronicamente pelo profissional de saúde para o IMT, permitindo ao condutor avançar com o pedido de renovação no site.
    Detalhes em http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *