Imposto Sobre Veículos em 2015 – ISV 2015

Imposto Sobre Veículos em 2015 – ISV 2015 deverá sofrer um aumento global através da revisão das suas taxas de cerca de 3%. Apesar deste aumento não surgir diretamente referido no Orçamento do Estado 2015 é um facto que foi mencionado publicamente como fazendo parte da proposta de fiscalidade verde. Este agravamento está relacionado com as emissões de CO2 de cada veículo. Se os veículos tradicionais com motor exclusivamente a combustão devem contar com o referido agravamento, os veículos híbridos contarão com um aumento do desconto de ISV já existente para os 60%. Os veículos a GPL e gás natural contarão com uma redução do desconto de 50% para 40%. Por outro lado, os mais populares veículos híbridos plug-in verão o desconto reduzido para os 25%.

Outra alteração significativa afetará positivamente os veículos importados que passarão a ter uma nova tabela de descontos do ISV, revista favoravelmente por imposição da União Europeia (segundo justificações dadas pelo governo).

Redução ISV veículos importados 2015
Redução ISV veículos importados 2015

Finalmente, os descontos sobre o ISV (que acumulam com o IVA que sobre ele incide) serão o instrumento que o  Estado utilizará para promover o abate de veículos em fim de vida. Pode consultar todos os detalhes sobre o incentivo ao abate em veículos em fim de vida – 2015 neste nosso artigo.

Para já ainda não se conhecem todos os detalhes desta alteração (nomeadamente as tabelas finais) mas logo que sejam divulgados atualizaremos este artigo.

Um comentário

  1. No artigo, onde diz “…os veículos híbridos contarão com um aumento do desconto de ISV já existente para os 60%.” não quererão referir-se a veículos exclusivamente electricos? Não faz sentido uma redução de 60% para veículos híbridos e uma redução de 25% para híbridos plug-in que potencialmente gastam menos combustíveis fósseis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *