Enfermeiro de Família

Em reunião de conselhos de ministros foi, hoje, criada a figura do enfermeiro de família. Decorrerão no segundo semestre de 2014 testes piloto antes de se concluir toda a regulamentação. Eis o que diz o comunicado do conselho de ministros sobre este tema:

” (…)  O Conselho de Ministros aprovou os princípios e o enquadramento da atividade do enfermeiro de família no âmbito das unidades funcionais de prestação de cuidados de saúde primários, nomeadamente Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

A implementação da atividade do enfermeiro de família obedece a um plano de ação mediante experiências piloto a desenvolver em cada Administração Regional de Saúde, I.P., a partir do segundo semestre de 2014.

Cabe à Direcção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.), elaborar a metodologia de trabalho do enfermeiro de família e as áreas de competência e de partilha que permitam assegurar a integração e continuidade dos cuidados ao indivíduo e família no âmbito da equipa multiprofissional. (…)”

Excerto do Comunicado do Conselho de Ministros.

Deixar uma resposta