Como aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social

Há duas formas de aderir ao pagamento por transferência bancária na Segurança Social:

  • Pela internet
  • Pela entrega presencial ou por correio

Pela internet a adesão ao pagamento por transferência bancária implica o registo prévio no serviço da Segurança Social Direta:
Se já está registado o beneficiário deverá entrar no serviço da Segurança Social Direta como habitualmente (digitando o seu Número de Identificação de Segurança Social – o NISS – seguido da Palavra-Chave que deve escrever no campo seguinte. Uma vez dentro do portal deve escolher a opção “Alterar Número de Identificação Bancária (NIB)” que lhe surge no menu “Dados Identificação”. Uma vez na área de alteração deverá escrever o NIB da conta para onde deseja que a Segurança Social passe a enviar as prestações sociais a que tem direito. E está feito, a informação é imediatamente assumida pelo sistema da Segurança Social.

Pela entrega presencial ou por correio a adesão ao pagamento por transferência bancária implica o preenchimento do formulário que o beneficiário deverá imprimir e completar: o Modelo MG 02-DGSS (Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos):

A este impresso devidamente preenchido deverá juntar um documento comprovativo do NIB que poderá ser:

  • Declaração bancária onde conste o seu NIB
  • Fotocópia da primeira folha da caderneta bancária
  • Fotocópia de um cheque em branco

Finalmente, munido da informação acima indicada terá de fazê-la chegar à Segurança Social e poderá fazê-lo ou pelo correio para os serviços da Segurança Social da sua área de residência ou através da entrega em mãos num qualquer serviço de atendimento da Segurança Social.

Tagged under:

Deixar uma resposta