Banda larga cresce significativamente entre pequenas empresas em 2014

O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas 2014 já co m dados de 2014 revela a manutenção da maioria das tendências recentes que apontam para um utilização crescente da internet com melhor qualidade de acesso das empresas a operar em Portugal. Eis o resumo do INE:

66% das empresas ligam-se à internet através de banda larga móvel

O acesso à internet em banda larga pelas empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço aumentou significativamente desde o início da década, atingindo este ano um nível de 95%. Evidencia-se a intensidade do crescimento da ligação em banda larga móvel (41 pontos percentuais face a 2010), mantendo-se todavia a predominância da banda larga fixa, atualmente em patamar semelhante ao observado para a média da UE-28 (90%).

Em 2014, 39% destas empresas utilizam aplicações baseadas na internet ou plataformas de comunicação criadas pelas próprias empresas como estratégia de ligação, criação e troca de conteúdos com clientes, fornecedores ou outros parceiros de negócio, principalmente através das redes sociais.

Relativamente a 2013 e à receção de encomendas através do comércio eletrónico, as empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço atingiram o nível que tem vindo a observar-se, em média, para as suas congéneres na UE-28 (14%). Nesse ano, o volume de negócios realizado através de comércio eletrónico pelas empresas nacionais representou 12% do volume de negócios total.

Tagged under:

Deixar uma resposta