Poder de compra em Portugal voltou a descer face à média comunitária em 2012

A queda tem sido sucessiva ao longo dos últimos anos e 2012 não foi exceção. Segundo os dados do Eurostat hoje divulgados o PIB per capita em Portugal, ajustado às paridades de poder de compra (PPC) correspondeu, em 2012, a 75% da média quando em 2011 havia sido de 78%. Portugal teve dos piores registos entre os países da zona euro.
Na Irlanda, por exemplo, este indicador foi de 129%, na Alemanha 121% e na Espanha de 97%. O valor máximo na União Europeia registou-se no Luxemburgo (271%) e o valor mínimo na Bulgaria (47%).

Um comentário

  1. Digam isso ao Presidente da EDP que insinua que a electricidade é das mais baixas da Europa (só se for para ele que não a paga). Todas as despesas fixas da familia (agua-luz-gas-gasolina-transportes) deveriam acompanhar esta descida. Para que servem as Entidades Reguladoras? Para
    fazer o que estes “Bocarras” dizem? Comparem o rendimento médio do português e o que ele paga, comparativamente com os seus concidadãos europeus e suas despesas. Já não falo de impostos e isenções.

Deixar uma resposta