O que são ações e que cuidados deve ter na sua aquisição? – Guia prático da CMVM

Segundo a CMVM uma ação é:

“(…) um título que representa uma fração do capital social de uma empresa, constituída sob a forma de uma sociedade anónima. O detentor destes títulos é o acionista e a empresa que os emite é o emitente. O retorno total obtido com um investimento em ações depende não só da evolução da sua cotação, como também de outros eventos societários, como é o caso da distribuição de dividendos, aumentos ou reduções de capital, ofertas públicas de aquisição. Não devem ser descurados todos os custos envolvidos na transação e detenção de ações.”

A CMVM editou recentemente nove brochuras explicativas destinadas aos investidores não qualificados e dedicadas a vários temas associados aos vários mercados sob sua supervisão.

Versão para Download
286 Kb

Hoje destacamos a brochura sobre ações onde, além da definição acima referida, apresentam-se cerca de oito páginas de informação útil e fundamental a ter em conta por quem queira investir neste tipo de valores mobiliários.  Alguns dos tópicos referidos são os cuidados a ter na compra, os custos associados bem como os fatores de risco que condicionam a valorização dos títulos entre outros.

Uma versão online, resumida, desta brochura pode ser encontrado na página sobre Ações do sítio Todos Contam, editado e gerido em conjunto pelos três supervisores financeiros nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *