Exportações e importações desaceleram no trimestre terminado em outubro de 2013

As exportações (+4,6%) e importações (+1,2%)  de bens continuam a aumentar no trimestre terminado em outubro, contudo em ambos os casos estão a fazê-lo a um ritmo menos intenso do que no trimestre terminado em setembro – as exportações haviam aumentado 5,8% e as importações 3,5%. Em virtude de um crescimento mais vigoroso das exportações, a taxa de cobertura das importações pelas exportações continua a aumentar tendo-se fixado nos 79,9%.

Os dados do mês de outubro, o primeiro do quarto trimestre para  qual se conhece informação, revelam que as exportações cresceram 4,2% face ao mês homólogo o que compara com um crescimento de 9,8% em setembro também em termos homólogos.

Quanto às importações a variação homóloga de outubro e de setembro forma idênticas: + 3,7%.

Segundo o INE, tanto o desempenho das exportações quanto o das importações no mês de outubro face a idêntico mês do ano anterior devem-se em particular ao Comércio Intra-UE e, especificamente, ao dinamismo dos Combustíveis minerais.

As exportações para a zona euro continuam a ser menos expressivas do que para a União Europeia a 28 ou do que para fora da União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *