El Pais: Bruxelas prepara já há semanas um novo resgate a Portugal

O jornal El Pais está a avançar que está já em preparação um segundo resgate a Portugal reconhecendo assim que muito dificilmente o país estará em condições de regressar aos mercados para aceder ao crédito, sem apoio externo. Segundo o diário espanhol citando múltiplas fontes oficiais, está já há algum tempo em negociação (com Portugal) um programa de apoio financeiro de precaução (cautelar?) que deverá estar preparado para atuar após mais de 2014.

O periódico espanhol oferece duas interpretações, uma mais positiva e outra que apelidam de mais realista:

“(…) La positiva: es una señal de que Bruselas no va a dejar caer a Lisboa, que ha hecho todo lo que le pedía la troika e incluso más; es un indicador de que la Comisión va a ayudar al Ejecutivo de Passos Coelho en su intento de rebajar la inquietud que existe entre los socios europeos y en los mercados, que vuelven a hacerse preguntas. Y la realista: el programa portugués no funciona, las buenas noticias no llegan y es necesario un nuevo espaldarazo en Portugal, y probablemente en todo cuanto tiene la troika entre manos. (…)”

A concretização do tipo de ajuda e dos condicionalismo associados estará em discussão e dependerá, entre outros, dos resultados das eleições alemães, das deliberações do tribunal constitucional alemão e do apoio do FMI e dos restantes estados membros. O EL Pais conclui afirmando que, o facto de Portugal ser reconhecido com o aluno mais aplicado da troika e ainda assim estar a caminhar por um túnel sem fim à vista, coloca em cheque a cartilha apresentada e exigirá, nos próximos meses, uma nova intervenção europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *