Resultados da pesquisa “Qual é para si a cor que representa o mais alto risco?”

A propósito de uma proposta recente da CMVM que se encontra em consulta pública relativa aos produtos financeiros complexos (ver “Produtos Financeiros Complexos vão ter “semáforos” para sinalizar o risco“) fomos alertados para uma dúvida quanto às cores a usar na sinalética que se propõem utilizar para sinalizar os produtos financeiros mais arriscados.

Na paleta de cores proposta (verde, amarelo, laranja, vermelho e preto), o preto surge como sinalizando os produtos mais arriscados, o grau 5. Ora a dúvida prendeu-se como uma provável dissonância cognitiva entre o que é geralmente intuído pela população (investidores incluídos) e o que surgia representado. Numa paleta onde o vermelho está presente, não deverá esta cor representar sempre a situação de maior perigosidade/risco?

Sem dizermos ao que íamos (para não enviesar respostas) colocámos aqui em consulta junto dos nossos leitores a pergunta “Qual é para si a cor que representa o mais alto risco?” oferecendo como respostas ordenadas aleatoriamente, a paleta de cores proposta pela CMVM e ainda a opção “

Qual é para si a cor que representa o mais alto risco?

 
 
 
 
 
 
 

 
Total de votos: 1,315

Deixar uma resposta