Prazos para a candidatura ao ensino superior 2012/2013

[wp_ad_camp_1]

Inicia-se hoje o prazo de candidatura à primeira fase do concurso nacional ao Ensino Superior para o ano letivo 2012/2013. Em baixo republicamos todas as datas relevante para o processo de ingresso que agora se inicia e para o qual estão disponíveis pouco mais do que 52 mil vagas.

Destacamos que os candidatos deverão entregar as suas candidatura exclusivamente através do sítio da Direcção-Geral do Ensino Superior (clique para aceder) e deverão fazê-lo, o mais tardar até 10 de Agosto.

Para aceder às funcionalidades da candidatura on-line deve “pedir uma senha de acesso através da página Pedido de Atribuição de Senha e entregar a confirmação na sua escola ou no GAES da tua área de residência”.

Pode confirmar esta e obter mais informação consultando o Guia de Candidatura ao Ensino Superior igualmente disponibilizado pela DGES (clique aqui) e visitando a página do Ministério da Educação.

 

 

Prazos aprovados pelo Despacho n.º 8676/2012, de 21 de junho de 2012, do Diretor-Geral do Ensino Superior, publicado no Diário da República, n.º 124, 2.ª série, de 28 de junho de 2012.

 

 

Referência

 


Ação


 

Início

Fim

1  Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional. 

16 de julho

10 de agosto

2  Disponibilização, por via eletrónica, às instituições de ensino superior, das listas de colocação na 1.ª fase do concurso nacional. 

10 de setembro

3  Divulgação dos resultados da 1.ª fase do concurso nacional. 

10 de setembro

4  Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional. 

10 de setembro

14 de setembro

5  Apresentação das reclamações aos resultados da 1.ª fase do concurso nacional. 

 

10 de setembro

14 de setembro (1)

6  Apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional. 

10 de setembro

21 de setembro

7  Remessa pelos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior às instituições de ensino superior das declarações de intenção de matrícula e inscrição dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso que pretendem beneficiar do prazo indicado na referência 10 (n. os 2 a 4 do artigo 53.º do regulamento do concurso nacional). 

14 de setembro

8  Comunicação, pelas instituições de ensino superior à Direção-Geral do Ensino Superior, das informações a que se refere o n.º 4 do artigo 43.º e o artigo 59.º do regulamento do concurso nacional. 

17 de setembro

9  Divulgação das vagas a que se refere o n.º 5 do artigo 43.º do regulamento do concurso nacional. 

19 de setembro

10  Matrícula e inscrição nas instituições ensino superior ao abrigo dos n. os 2 e 4 do artigo 53.º do regulamento do concurso nacional dos candidatos colocados na 1.ª fase do concurso nacional que solicitaram a aplicação destas normas. 

21 de setembro

11  Decisão sobre as reclamações referentes à 1.ª fase do concurso nacional. 

8 de outubro (1)

12  Disponibilização, por via eletrónica, às instituições de ensino superior, das listas de colocação na 2.ª fase do concurso nacional. 

27 de setembro

13  Divulgação dos resultados da 2.ª fase do concurso nacional. 

27 de setembro

14  Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 2.ª fase do concurso nacional. 

27 de setembro

1 de outubro

15  Apresentação das reclamações aos resultados da 2.ª fase do concurso nacional. 

27 de setembro

4 de outubro (1)

16  Remessa pelos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior às instituições de ensino superior das declarações de intenção de matrícula e inscrição dos candidatos colocados na 2.ª fase do concurso que pretendem beneficiar do prazo indicado na referência 20 (n. os 2 a 4 do artigo 53.º do regulamento do concurso nacional). 

1 de outubro

17  Comunicação, pelas instituições de ensino superior à Direção-Geral do Ensino Superior, das informações a que se referem as alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 48.º e o artigo 59.º do regulamento do concurso nacional. 

2 de outubro

18  Divulgação das vagas a que se refere o n.º 4 do artigo 48.º do regulamento do concurso nacional. 

4 de outubro

19  Apresentação da candidatura à 3.ª fase do concurso nacional. 

27 de setembro

5 de outubro

20  Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior ao abrigo dos n. os 2 e 4 do artigo 53.º do regulamento do concurso nacional dos candidatos colocados na 2.ª fase do concurso nacional que solicitaram a aplicação destas normas. 

4 de outubro

21  Decisão sobre as reclamações referentes à 2.ª fase do concurso nacional. 

15 de outubro (1)

22  Divulgação dos resultados da 3.ª fase do concurso nacional. 

11 de outubro

23  Matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na 3.ª fase do concurso nacional. 

11 de outubro

15 de outubro

24  Apresentação das reclamações aos resultados da 3.ª fase do concurso nacional. 

11 de outubro

17 de outubro (1)

25  Remessa pelos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior às instituições de ensino superior das declarações de intenção de matrícula e inscrição dos candidatos colocados na 3.ª fase do concurso que pretendem beneficiar do prazo indicado na referência 26 (n. os 2 a 4 do artigo 53.º do regulamento do concurso nacional). 

15 de outubro

26  Matrícula e inscrição nas instituições ensino superior ao abrigo dos n. os 2 e 4 do artigo 53.º do regulamento do concurso nacional dos candidatos colocados na 3.ª fase do concurso nacional que solicitaram a aplicação destas normas. 

19 de outubro

27  Comunicação, pelas instituições de ensino superior à Direção-Geral do Ensino Superior, da informação sobre os candidatos colocados na 3.ª fase do concurso nacional que efetivamente se matricularam. 

22 de outubro

28  Decisão sobre as reclamações referentes à 3.ª fase do concurso nacional.   

31 de outubro (1)

(1) As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *