Portugal “regressa” à Europa: recessão na zona euro

Adivinhava-se há meses, eis que a convenção se cumpre e se pode anunciar oficialmente que a Zona Euro está em recessão.

Ao nível dos 27 que constituem a União Europeia, há entre sete e 11 países em recessão: confirmados a República Checa, a Espanha, a Itália, o Chipre, a Hungria, Portugal e, aos quais se deve juntar, a Grécia que não tem divulgado dados junto do Eurostat.

A Bélgica depois de um trimestre em queda tem agora uma variação em cadeia de 0% (será um zero positivo ou negativo?) e há ainda três países que não indicaram a estimativa do PIB para o 3º trimestre mas que vêm de quedas no segundo trimestre e que poderão confirmar a recessão em breve: Dinamarca, Eslovénia e Irlanda.

Comparando com igual período de 2011, temos 10 países comprovadamente com quedas no PIB destacando-se com trágica espetacularidade a Grécia com uma queda de 7,2%, segue-se-lhe Portugal (-3,4%) e a Itália (-2,4%). Na zona euro a queda em termos homólogos é de 0,6% e, face ao trimestre anterior, de 0,1%.

As grandes economias europeias também não respiram saúde. Na França o PIB arrasta-se próximo do zero há vários trimestres e, na Alemanha, a evolução das últimas quatro variações trimestrais homólogas é reveladora: +1,9%; +1,2%, +1,0% e agora +0,9%.

Mais detalhes aqui => GDP down by 0.1% in the euro area and up by 0.1% in the EU27 (pode encontrar a tabela original nesta ligação)

PIB União europeia e zona euro – 3º trimestre 2012 – Clique para aumentar (Fonte: Eurostat)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *