PIB Regional 2010 e 2011 – os Açores não são o Algarve

O país não é particularmente grande mas mesmo assim registam-se diferença regionais significativas em vários indicadores económicos. O PIB como indicador de síntese, simultaneamente limitado e informativo, quando calculado numa perspetiva regional evidencia, de forma agregada, essas diferenças.

 

PIB Regional 2010 e 2011

Ontem o INE divulgou o PIB regional relativo ao ano de 2011 e demonstrou que, tendo havido perda de riqueza em todas as regiões do país, esta foi razoavelmente diferenciada. Ficamos a saber, por exemplo, que no Algarve, já em 2010 se havia registado uma queda do PIB quando o resto do pais ainda crescia e que, em 2011, o Algarve se voltou a destacar pela negativa com a maior contração regional de riqueza. Eis alguns excertos da análise do INE destacando o PIB de 2011:

” (…) Por regiões NUTS II, os resultados preliminares revelaram que o PIB decresceu em 2011 mais acentuadamente que a média nacional no Algarve (-2,5%), na Região Autónoma da Madeira (-2,3%) e em Lisboa (-1,7%). Na Região Autónoma dos Açores ( 0,7%), no Centro (-1,1%), no Alentejo (-1,3%) e no Norte (-1,5%), a contração da atividade económica foi relativamente menos intensa. (…)”

Sublinhamos que o INE divulgou vários indicadores adicionais que aqui não referimos, além de apresentarem séries cronológicas desde 1995 com base em 2006, tudo disponível nesta ligação do INE (clique para aceder).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *