O meu carro já não circula, tenho de pagar o IUC, antigo selo?

Um dos nossos leitores perguntou-nos se, uma vez que não conta utilizar o automóvel durante um longo período de tempo, terá de continuar a pagar o IUC – imposto único de circulação.

Fomos em busca de esclarecimento e o melhor entendimento que encontrámos indica que o pagamento do IUC só deixa de ser devido caso o proprietário do veículo mande cancelar a matrícula, ato que custa  10€. Ter o carro estacionado da via pública, por exemplo, exige manter o pagamento do IUC atualizado. Eis a página do IMTT que ajuda a esclarecer esta questão do cancelamento da matrícula (clique para aceder).

Note ainda que se mais tarde voltar a querer circular com o veículo, para emitir uma nova matrícula terá de pagar 45€.

Tagged under:

7 Comentários

  • Francisco Responder

    Caso não circule também tenho que fazer a inspeção obrigatória ?

  • Tiago Silva Responder

    E caso eu tenha enviado o carro para ABATE.
    Também tenho que pagar o imposto de uma viatura que já não tenho?

    • Mapari Responder

      Tiago, vamos responder a essa pergunta nos próximos dias através de um artigo.

  • maria rocha Responder

    Boa tarde! Para vossa informação e caso possa ajudar,eu tive que pagar os IUC com as respectivas coimas de um carro que me roubaram em 2008 e que tinha sido participado na polícia. Descansei com a participação feita e nunca me passaria pela cabeça dar baixa da matrícula,pois estava sempre na esperança de que ele pudesse aparecer.
    Apesar da participação feita,foram implacáveis e não houve nada a fazer a não ser pagar o imposto do carro para o gatuno poder circular em ordem e ainda as respectivas coimas e juros de mora…
    Isto foi autêntico!

    • Mapari Responder

      Obrigado pelo testemunho Maria. Fica o aviso.

  • carlos Responder

    Maria o Codigo da Estrada diz:
    Código da Estrada
    O cancelamento da matrícula deve ser requerido pelo proprietário nas seguintes situações:
    1. Quando o veículo tenha desaparecido (se solicitada a sua participação às competentes autoridades policiais, não tenha sido encontrado no prazo de 6 meses) ou deixe de circular na via pública.

  • Maria Freitas Responder

    Como resolver este problema?
    Comprei um automóvel novo em 2005 e usufrui do incentivo ao abato do meu veículo antigo. Qual é o meu espanto quando me aparece uma notificação das Finanças para pagar o IUC referente aos anos de 2009, 2010 e 2011. O problema é que não encontro o certificado de abate do veículo entregue.

Deixar uma resposta