Taxa de inflação sobe para 3,1% ao ano mas está a desacelerar

A variação média anual dos preços atingiu em Julho os 3,1%, contudo, a variação homólogo desse mês manteve o andamento descendnete dos últimos meses, passando de 3,4%  em junho para 3,2% em julho o que pode antecipar que a variação média anual esteja em vias de estabilizar um pouco acima dos 3%.

Segundo o INE, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) sem energia e bens alimentares não transformados, está igualmente a desacelerar, tendo a taxa de variação homóloga sido de 2,1% em junho, menos 0,2 pontos percentuais que a observada no mês anterior.

Que tipo de despesa está a contribuir mais para variação homólogo do IPC? Eis o que diz o INE:

” À semelhança dos meses anteriores, entre as contribuições positivas para a taxa de variação homóloga do IPC, destacam-se as registadas nas classes dos Transportes (classe 7) e da Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (classe 4), embora de menor amplitude que no mês anterior. Este mês evidencia-se ainda a classe da Saúde (classe 6). A única contribuição negativa para a variação homóloga do IPC proveio da classe do Vestuário e calçado (classe 3), sendo mais acentuada que no mês anterior.”

 

Tagged under:

Deixar uma resposta