Recibos verdes electrónicos obrigatórios dentro de 15 dias

[wp_ad_camp_1]

Tal como avançado aqui anteriormente, a partir de 1 de Julho do corrente ano a emissão de recibos verdes deverá efectuar-se, geralmente, através do modelo electrónico.

Veja sobre este assunto o nosso artigo “Modelos oficiais do RECIBO VERDE ELECTRÓNICO | obrigatório a partir de 30 de Junho de 2011” onde se referem as excepções. Para um estudo mais detalhado, recordamos a leituras dos vários artigos sobre o assunto, que temos editado ao longo dos últimos meses; poderá consultá-los aqui: “Recibo verde electrónico“.

4 comentários

  1. Pois é, parece que ainda existem muitas pessoas com dúvidas em relação a este assunto (eu incluindo).
    Contactei o serviço de apoio do portal das finanças através do e-mail que disponibilizam para este assunto. Pretendia que, face à minha situação em concreto, me esclarecessem se terei que utilizar o recibo verde electrónico e frisando que face à informação que estava no site deles não tinha ficado esclarecida.
    Resultado: responderam-me com um copy & paste do texto que têm andado a divulgar (o mesmo que já li vezes sem conta).
    Desloquei-me então a um serviço de finanças e dizem-me que todos têm que utilizar os recibos verdes electrónicos, que não existem excepções…
    Enfim, não sei o que pensar. No meu caso sou profissional liberal, no regime de isenção de IVA e com uma facturação anual inferior a 10.000,00€ (regime simplificado).
    Terei que utilizar os recibos verdes electrónicos?

  2. Cláudia Ribeiro,
    A informação que tenho, é de que quem actualmente usa os recibos verdes em papel tem obrigatoriamente de usar os electrónicos.
    A minha dúvida é: e aqueles que “podiam” passar recibos verdes e estão a usar livros de facturas “normais” (ou programas electrónicos).
    Imaginemos um estucador… ou um pedreiro… ou um mecânico… tem ou não tem de usar os RVE?

  3. Isto já não se aguenta!!! Querem tudo informatizado, acabar com o papel, e não me percebam mal, eu concordo plenamente com a informatização destes procesos, mas acontece sempre a mesma coisa – à 3 dias que tento emitir o recibo verde electrónico e não consigo, ou é “Por motivos de ordem técnica não nos é possivel responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde.” , ou “TIME OUT”, ou “Sistema externo indisponível, TIMEOUT na resposta”.
    Já não há paciência, nunca nada funciona bem á 1ª, quer-se dizer, isto até já não é bem á 1ª, porque já desde janeiro que se pode entregar o recibo electrónico, mas como a partir deste mês, é mesmo obrigatório, já não funciona. E que não venham com a mesma ‘lenga lenga’ de que as pessoas tiveram o mês todo para entregar, e deixaram para os últimos dias…… á muita gente que só no fim do mês é que sabe o valor para passar o recibo, e tem que o entregar logo, ou então não recebe.
    Se querem informatizar tudo, tem que investir seriamente em equipamento informático e comunicações para aguentar estas sobrecargas, já ninguém aguenta, é nos ultimos dias para entregar o IVA, o IRS , etc. O sistema estoura sempre, depois, no ultimo dia ao final da tarde, lá vem o comunicado do costume a adiar a entrega por mais 2 ou 3 dias….
    Acabei de ligar para as finanças e disseram que estão com problemas técnicos no site, para eu ir tentando durante a tarde….

  4. “Por motivos de ordem técnica não nos é possivel responder ao seu pedido.
    Por favor tente mais tarde.”
    Esta frase dá mesmo vontade de partir a cara ao gajo que inventou esta palhaçada!
    Cresçam e apareçam!
    Será que os Portugueses ainda não perceberam que não dá para sermos burocráticos!

Deixar uma resposta