Recibos verdes electrónicos obrigatórios dentro de 15 dias

[wp_ad_camp_1]

Tal como avançado aqui anteriormente, a partir de 1 de Julho do corrente ano a emissão de recibos verdes deverá efectuar-se, geralmente, através do modelo electrónico.

Veja sobre este assunto o nosso artigo “Modelos oficiais do RECIBO VERDE ELECTRÓNICO | obrigatório a partir de 30 de Junho de 2011” onde se referem as excepções. Para um estudo mais detalhado, recordamos a leituras dos vários artigos sobre o assunto, que temos editado ao longo dos últimos meses; poderá consultá-los aqui: “Recibo verde electrónico“.

Tagged under:

4 Comentários

  • Cláudia RibeiroResponder

    Pois é, parece que ainda existem muitas pessoas com dúvidas em relação a este assunto (eu incluindo).
    Contactei o serviço de apoio do portal das finanças através do e-mail que disponibilizam para este assunto. Pretendia que, face à minha situação em concreto, me esclarecessem se terei que utilizar o recibo verde electrónico e frisando que face à informação que estava no site deles não tinha ficado esclarecida.
    Resultado: responderam-me com um copy & paste do texto que têm andado a divulgar (o mesmo que já li vezes sem conta).
    Desloquei-me então a um serviço de finanças e dizem-me que todos têm que utilizar os recibos verdes electrónicos, que não existem excepções…
    Enfim, não sei o que pensar. No meu caso sou profissional liberal, no regime de isenção de IVA e com uma facturação anual inferior a 10.000,00€ (regime simplificado).
    Terei que utilizar os recibos verdes electrónicos?

  • FMResponder

    Cláudia Ribeiro,
    A informação que tenho, é de que quem actualmente usa os recibos verdes em papel tem obrigatoriamente de usar os electrónicos.
    A minha dúvida é: e aqueles que “podiam” passar recibos verdes e estão a usar livros de facturas “normais” (ou programas electrónicos).
    Imaginemos um estucador… ou um pedreiro… ou um mecânico… tem ou não tem de usar os RVE?

  • NelsonResponder

    Isto já não se aguenta!!! Querem tudo informatizado, acabar com o papel, e não me percebam mal, eu concordo plenamente com a informatização destes procesos, mas acontece sempre a mesma coisa – à 3 dias que tento emitir o recibo verde electrónico e não consigo, ou é “Por motivos de ordem técnica não nos é possivel responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde.” , ou “TIME OUT”, ou “Sistema externo indisponível, TIMEOUT na resposta”.
    Já não há paciência, nunca nada funciona bem á 1ª, quer-se dizer, isto até já não é bem á 1ª, porque já desde janeiro que se pode entregar o recibo electrónico, mas como a partir deste mês, é mesmo obrigatório, já não funciona. E que não venham com a mesma ‘lenga lenga’ de que as pessoas tiveram o mês todo para entregar, e deixaram para os últimos dias…… á muita gente que só no fim do mês é que sabe o valor para passar o recibo, e tem que o entregar logo, ou então não recebe.
    Se querem informatizar tudo, tem que investir seriamente em equipamento informático e comunicações para aguentar estas sobrecargas, já ninguém aguenta, é nos ultimos dias para entregar o IVA, o IRS , etc. O sistema estoura sempre, depois, no ultimo dia ao final da tarde, lá vem o comunicado do costume a adiar a entrega por mais 2 ou 3 dias….
    Acabei de ligar para as finanças e disseram que estão com problemas técnicos no site, para eu ir tentando durante a tarde….

  • MiguelResponder

    “Por motivos de ordem técnica não nos é possivel responder ao seu pedido.
    Por favor tente mais tarde.”
    Esta frase dá mesmo vontade de partir a cara ao gajo que inventou esta palhaçada!
    Cresçam e apareçam!
    Será que os Portugueses ainda não perceberam que não dá para sermos burocráticos!

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.